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Desenvolvimento comercial do CFlex Movement Planner com o componente Meta-Planning Engine visando a inserção no mercado global

Processo: 17/20520-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de novembro de 2018 - 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Convênio/Acordo: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Fontenelle Carneiro
Beneficiário:Carlos Eduardo Fontenelle Carneiro
Empresa Sede:CFLEX MPC Desenvolvimento e Comercialização de Sistemas Limitada
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Município: Campinas
Pesquisadores associados: Daniel Roberto Oshiro ; Lucas de Camargo Zechim ; Luis Elesbao de Oliveira Neto ; Plínio Roberto Souza Vilela
Vinculado ao auxílio:15/50478-0 - Planejamento de circulação de trens com base em meta-planejamento, AP.PIPE
Assunto(s):Planejamento de transportes  Ferrovias  Sistemas de operadores  Frameworks  Algoritmos  Otimização matemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circulação de Trens | Maximização de Ativos | Mercado | otimização | Planejamento de Trens | Ciência da Computação

Resumo

Esta proposta tem como objetivo principal o desenvolvimento comercial do CFlex Movement Planner com o Framework de Meta-Planejamento. Esse produto é utilizado por operadores de ferrovias para calcular o planejamento de circulação de trens de forma eficiente e eficaz, tendo, portanto, posição de destaque na operação dessas empresas. O núcleo base dessa ferramenta é a implementação do seu algoritmo de planejamento, chamado Circulation Planning Engine. O Engine implementa um algoritmo baseado em simulação de eventos discretos e heurísticas para calcular o planejamento dos trens. Esse algoritmo tem uma série de vantagens em relação aos algoritmos baseados em, por exemplo, otimização matemática. A principal delas é a capacidade de representação das entidades de domínio e das restrições consideradas no cálculo da circulação de forma realista, isso permite que a solução seja mais aderente às necessidades dos clientes. Além disso, o Engine também é capaz de produzir resultados válidos de circulação de trens (sem bloqueios) em um tempo de processamento que permite o seu uso em ambiente operacional, ou seja, computando um resultado válido em alguns segundos e não minutos ou horas como no caso de outros algoritmos encontrados na literatura. O caráter inovador que está sendo desenvolvido neste projeto é o de permitir que o produto se adeque automaticamente às mudanças no perfil de circulação de uma malha ferroviária, sem que seja necessário parar a operação para uma atualização ou modificação no software. O framework chamado Meta-Planning Engine permite que várias instâncias de algoritmos de planejamento estejam instaladas na ferramenta e possam atuar a qualquer momento, dependendo da situação de circulação apresentada pela ferrovia naquele momento. Como resultado quebraremos um paradigma que perdura na ferramenta desde a sua idealização na década de 90. Não estaremos mais restritos à execução de apenas uma instância/versão do Engine para computar a solução desejada pelo usuário da ferramenta. Poderemos ter várias versões com parâmetros diferentes todas executando em paralelo, outras implementações de algoritmos e até mesmo ferramentas adicionais para permitir ajustes dinâmicos na ferramenta de acordo com o cenário de circulação que se apresenta no momento. Tudo isso de maneira transparente para o usuário final. O maior desafio nesta fase do trabalho consiste na elaboração e execução de uma estratégia de inserção da solução no mercado mundial, com o objetivo de aumentar o reconhecimento do produto, comunicar seu potencial de agregar valor e, consequentemente, elevar a taxa de concretização de negócios. (AU)

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