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EMU concedido no processo 2016/22455-8: EEG system 128 channel

Processo: 18/17225-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Guilherme Vanoni Polanczyk
Beneficiário:Guilherme Vanoni Polanczyk
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/22455-8 - Intervenções na primeira infância e trajetórias de desenvolvimento cognitivo, social e emocional, AP.TEM
Assunto(s):Conectividade cerebral  Eletroencefalografia  Dano ao DNA  Transtornos mentais  Equipamentos multiusuários 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conectividade neural | desenvolvimento cerebral | eletroencefalograma | estresse tóxico | Maturação cerebral | Psiquiatria da Infância e Adolescência
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU:http://www.premium.fm.usp.br
Tipo de equipamento:Caracterização de Materiais - Imageamento - Elétrico (eletrocardiograma, eletro-encefalograma)
Caracterização e Análises de Amostras - Biomédica - Corporal
Fabricante: EGI
Modelo: EEG System 128 Channel

Resumo

O objetivo principal deste Projeto Temático é aprofundar os conhecimentos sobre intervenções na primeira infância e os seus efeitos sobre as trajetórias de desenvolvimento cognitivo, social e emocional infantil até a idade escolar. Especial ênfase é dada ao surgimento de transtornos mentais como desfecho fenotípico primário. Para tanto, iremos testar três programas de intervenção em primeira infância com diferentes características: um currículo pré-escolar para promoção de habilidades socioemocionais e prevenção de problemas de comportamento, um programa de visitação domiciliar para gestantes adolescentes em alta vulnerabilidade e seus filhos durante os primeiros dois anos devida com objetivo de desenvolver habilidades parentais, e duas modalidades terapêuticas para a intervenção precoce do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Iremos investigar os efeitos destes programas sobre o substrato biológico subjacente às trajetórias desenvolvimentais, especificamente sobre os padrões eletroneurofisiológicos, de estrutura e atividade cerebral. Assim, iremos gerar dados inéditos sobre como programas de intervenção na primeira infância impactam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional e quais são os seus efeitos sobre a prevenção de transtornos mentais ao longo da infância. Por meio destes objetivos, iremos consolidar uma plataforma para realização de ensaios controlados randomizados em saúde mental infantil em nosso meio estabelecer um laboratório de neurociência desenvolvimental para a caracterização das trajetórias do desenvolvimento cerebral e dos efeitos de intervenções na primeira infância (AU)trans

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