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São Paulo School of Advanced Science on Learning from Data

Processo: 18/16488-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica - Escola São Paulo de Ciência Avançada
Vigência: 29 de julho de 2019 - 07 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:João Eduardo Ferreira
Beneficiário:João Eduardo Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizado computacional  Ciência de dados  Computação de alto desempenho  Impacto psicossocial  Sistema de gerenciamento de banco de dados 

Resumo

Nosso plano estratégico é colocar "na mesma página" conteúdos importantes em formato de minicursos (de 6 a 8 horas) de Aprendizado de Máquina, Aprendizagem Estatística, Sistemas de Bancos de Dados e Computação de Alto Desempenho e Aplicações com impacto social. Assim, organizamos 10 minicursos conforme descritos na programação proposta com seis pesquisadores internacionais e 4 pesquisadores brasileiros. Para estes pesquisadores estamos solicitando recursos financeiros para FAPESP de modo a viabilizar as viagens e estadia. Além disso, para motivar e ilustrar a importância dos conteúdos abordados nos minicursos e seus impactos estratégicos para o desenvolvimento científico, também iremos disseminar conteúdos na forma de palestras (de 1h) para abordar aplicações importantes na área de Economia, Astronomia, Genômica e Análise de Imagens. Estamos propondo 5 palestras que serão proferidas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. As viagens e hospedagens destes pesquisadores serão financiados com outras fontes de recursos excetuando-se a FAPESP. Os minicursos e palestras ministrados por importantes pesquisadores estrangeiros e brasileiros promoverão a disseminação e aprendizado dos principais tópicos de pesquisa de ponta na área de Ciência de Dados de modo a proporcionar novas interações, orientações e colaborações entre pesquisadores e alunos bem como oferecer e divulgar a infraestrutura de pesquisa e formação de recursos humanos do Estado de São Paulo para alunos brasileiros e estrangeiros modelado, analisado e visualizado. As fontes de dados, neste ambiente, são tipicamente heterogêneas, mas integradas pelo objetivo do estudo. (AU)