Busca avançada
Ano de início
Entree

Viscoelasticidade de filmes monomoleculares contendo componentes anfifílicos do petróleo

Resumo

Fenômenos interfaciais estão envolvidos em diversos processos das etapas de produção e transporte de petróleo. Asfaltenos e resinas constituem frações do petróleo composta por estruturas macromoleculares com maior polaridade e com maior atividade interfacial. Características coloidais destas frações tem impactado sobre a formação e estabilização de emulsões e espumas, inversão de molhabilidade e deposição e adesão de sólidos sobre superfícies. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo estudar propriedades de filmes contendo anfifílicos extraídos do petróleo em interfaces. Especificamente, o estudo visa descrever o comportamento de fases e a viscoelasticidade interfacial de monocamadas contendo asfaltenos e maltenos do petróleo. A principal motivação para a investigação dos sistemas selecionados tem sido os resultados encontrados pelo autor proponente deste projeto, apresentados no projeto Fapesp 2013/25880-3, e os desdobramentos deste estudo. Os resultados identificaram pontos de transição de fases e a mudança da elasticidade em filmes de asfaltenos A descrição do comportamento de fases e a determinação da elasticidade interfacial de filmes de asfaltenos deve contribuir para a determinação do comportamento reológico e estabilidade de dispersões do petróleo. A metodologia experimental inclui a extração e caracterização de asfaltenos e maltenos, sua solubilização em solventes orgânicos e investigação de propriedades de filmes interfaciais contendo asfaltenos através de medidas experimentais de tensão superficial e interfacial dinâmica e pressão superficial do filme. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA NEVES, MAYARA ALVES; DOS SANTOS, RONALDO GONCALVES. Phase behavior of surface films of SARA fractions extracted from heavy oil. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 618, JUN 5 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.