Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da laserterapia de baixa potência sobre o estresse oxidativo e o reparo no DNA em células da mucosa oral expostas a agentes quimioterápicos e a radiação gama: estudo in vitro

Processo: 18/19028-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Luciana Corrêa
Beneficiário:Luciana Corrêa
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Maria Cristina Zindel Deboni ; Maria Fátima Guarizo Klingbeil ; Monica Beatriz Mathor
Assunto(s):Estresse oxidativo  Patologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse oxidativo | laserterapia de baixa potência | queratinócitos orais | Resposta a dano no DNA | Patologia

Resumo

A laserterapia de baixa potência tem sido utilizada para prevenção e tratamento da mucosite oral, a qual é derivada de intenso estresse oxidativo oriundo da radioterapia e a quimioterapia. Esse estresse oxidativo leva à formação de inúmeras bases oxidadas e aciona a resposta a dano no DNA (DDR) em células neoplásicas e normais. A DDR envolve principalmente mecanismos de união de extremidades não-homólogas, recombinação homóloga e excisão de bases. O efeito da laserterapia sobre o estresse oxidativo e a DDR em células expostas a agentes mutagênicos ainda não foi investigado. Objetivamos neste estudo verificar se a laserterapia de baixa potência, sob diferentes parâmetros de energia (0,2J - 6,6J/cm2; 0,4J - 13,3J/cm2; 1J - 33,3J/cm2, 2J - 66,6J/cm2), promove redução na produção de espécies reativas de oxigênio e de bases oxidadas, bem como se modifica a expressão de proteínas antioxidantes, em queratinócitos orais normais expostos ou à radiação gama ou à quimioterapia (diferentes grupos de células expostas a 5- fluorouracil, melfalano e metotrexato). Também objetivamos investigar se a laserterapia reduz a fragmentação do DNA e modifica a expressão de proteínas relacionadas à DDR (g-H2AX, ERCC1, OGG1, ATM e p53). Pretendemos com este projeto demonstrar ser a laserterapia pode reduzir o efeito genotóxico dos agentes antineoplásicos em queratinócitos orais normais e qual faixa de energia é mais apropriada para esse fim. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERILLO ROSIN, FLAVIA CRISTINA; GONSALVES, HELOISA; SANTOS, ANAELIZA FIGUEIREDO; NOVAES, CRISTINA DE PAULA; HUANG, ISAAC; ZINDEL DEBONI, MARIA CRISTINA; CORREA, LUCIANA. Keratin expression in gingival tissue and primary cultured gingival keratinocytes: Are there differences?. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 117, . (18/19028-6)
PERILLO ROSIN, FLAVIA CRISTINA; NOVAES, CRISTINA DE PAULA; DOS SANTOS, ANAELIZA FIGUEIREDO; ZINDEL DEBONI, MARIA CRISTINA; CORREA, LUCIANA. Photobiomodulation Therapy Minimizes the DNA Damage in 5FU-Treated Gingival Fibroblasts. Photochemistry and Photobiology, v. 98, n. 5, p. 6-pg., . (18/19028-6)