Busca avançada
Ano de início
Entree

As rochas mais antigas do Craton São Francisco: Características geológicas e significado tectonico

Processo: 18/25465-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2019 - 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Elson Paiva de Oliveira
Beneficiário:Elson Paiva de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Cristina Talavera Rodriguez
Assunto(s):Evolução tectônica  Geoquímica isotópica  Arqueano  Geocronologia  Cráton São Francisco 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueano | cráton São Francisco | Geocronologia | Geoquímica Elementar | Geoquímica isotópica | Gnaisses paleoarqueanos | evolução crustal

Resumo

O estudo da crosta primitiva da Terra, os mecanismos que a formaram e sua evolução ao longo do tempo são temas relevantes para entender a formação e diferenciação da crosta continental, cratonização e quando a tectônica de placas iniciou em nosso planeta. As rochas mais antigas conhecidas na Terra são em sua maioria gnaisses complexos que ocorrem em blocos cratônicos e em terrenos metamórficos de médio a alto grau de idade arqueana a hadeana. O cráton São Francisco, em especial o bloco Gavião, contém as rochas mais antigas do Brasil, com 3,3 a 3,5 milhões de anos. O bloco é composto principalmente por associações gnáissico-anfibolíticas, greenstone belts e por gnaisses de composição variada. Dados inéditos revelaram a descoberta de rochas gnáissicas mais antigas ainda no bloco Gavião com idades entre 3,6 e 3,7 milhões de anos, que podem representar a região primitiva onde o continente sul-americano iniciou sua formação. Essas rochas, e duas outras localidades no cráton, serão estudadas neste projeto por meio de trabalhos de campo, petrografia, geocronologia U-Pb em zircão, geoquímica elementar e isotópica (146Sm-142Nd) em rocha total e geoquímica de isótopos de Hf e O no mineral zircão com o objetivo de contribuir para o entendimento de como era a Terra primitiva e sua evolução. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Hallan en el estado de Bahía, en Brasil, las rocas más antiguas de Sudamérica 
Encontradas na Bahia as rochas mais antigas da América do Sul 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, IGOR DE CAMARGO; OLIVEIRA, ELSON PAIVA; DE SOUSA, DANIEL FRANCISCO MARTINS. Evolution of the 3.65-2.58 Ga Mairi Gneiss Complex, Brazil: Implications for growth of the continental crust in the S?o Francisco Craton. GEOSCIENCE FRONTIERS, v. 13, n. 5, p. 19-pg., . (18/25465-0, 12/15824-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.