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Contribuições à síntese paramétrica de mecanismos paralelos

Processo: 18/12087-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Fernando Malvezzi
Beneficiário:Fernando Malvezzi
Instituição Sede: Escola de Engenharia Mauá (EEM). Instituto Mauá de Tecnologia. São Caetano do Sul , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Konstantinos Dimitriou Stavropoulos ; Renato Maia Matarazzo Orsino ; Tarcisio Antonio Hess Coelho
Assunto(s):Cinemática  Dinâmica de sistemas multicorpos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dinâmica de Sistemas Multicorpos | Mecanismo paralelo | Síntese do Tipo | Síntese Paramétrica | Síntese topológica | Dinâmica de Sistemas Multicorpos

Resumo

Mecanismos paralelos são aqueles formados por pelo menos uma cadeia cinemática fechada, sendo que sua mobilidade (ou seus graus de mobilidade) deve ser maior ou igual a dois. Nas últimas três décadas houve um incremento nas pesquisas para explorar o potencial deste tipo de mecanismo. Surgiram os manipuladores robóticos de alta velocidade, capazes de atingir velocidades de 10 m/s e acelerações de até 15 m/s2, os robôs cirúrgicos e os centros de usinagem. Paralelamente ao desenvolvimento destes robôs paralelos, houve a busca por uma abordagem sistemática visando o projeto destas estruturas mecânicas. Desta maneira, foram formalizados alguns métodos para a Síntese do Tipo de mecanismos paralelos. Diante da enorme variedade de mecanismos paralelos, com potencial de aplicação, selecionar a estrutura mais promissora dentre as possíveis, e determinar os parâmetros ótimos para a execução de tarefas, passaram a ser os temas mais relevantes para a investigação. Este projeto de pesquisa tem como objetivo trazer contribuições para a metodologia de síntese, referentes tanto à síntese do tipo como à síntese paramétrica de mecanismos paralelos. Um desafio esperado para esta pesquisa é obter um método para selecionar a estrutura cinemática paralela mais promissora para uma determinada aplicação, dentre as várias candidatas geradas a partir de métodos de síntese topológica, bem como o processo de busca dos parâmetros cinemáticos ou dinâmicos para o mecanismo obtido por este processo de síntese. Com o intuito de mostrar a aplicação da metodologia de síntese proposta nesta pesquisa, será gerado um mecanismo que seja capaz de atenuar vibrações em macas de ambulância. Uma patente deste mecanismo deverá ser requerida ao final da pesquisa. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALVEZZI, FERNANDO; HESS COELHO, TARCISIO ANTONIO; MATARAZZO ORSINO, RENATO MAIA. Feasibility and performance analyses for an active geometry control suspension system for over-actuated vehicles. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 44, n. 5, p. 22-pg., . (18/12087-7)
HESS-COELHO, TARCISIO ANTONIO; MATARAZZO ORSINO, RENATO MAIA; MALVEZZI, FERNANDO. Modular modelling methodology applied to the dynamic analysis of parallel mechanisms. MECHANISM AND MACHINE THEORY, v. 161, p. 17-pg., . (18/12087-7)