Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de Modernos Sistemas Produtivos no Contexto de Indústria 4.0 e das Redes Elétricas Inteligentes

Processo: 18/20708-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2019 - 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Juan Carlos Cebrian Amasifen
Beneficiário:Juan Carlos Cebrian Amasifen
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Itapeva. Itapeva , SP, Brasil
Pesquisadores associados:André Luis Debiaso Rossi ; Fernanda Caseño Trindade Arioli ; Helmo Kelis Morales Paredes ; Jovica Milanovic ; Walmir de Freitas Filho
Assunto(s):Qualidade da energia elétrica  Rede elétrica inteligente  Indústria 4.0 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumidores Industriais | Industria 4 | Planejamento de redes elétricas de distribuição | Qualidade da Energia Elétrica | Redes Elétricas Inteligentes | 0 | Redes Elétricas de Distribuição

Resumo

Na atualidade, o conceito de Indústria 4.0 (I40) tem sido utilizado para levar a automação da manufatura a um novo patamar com a inclusão de tecnologias de produção customizadas e flexíveis em massa. No entanto, no atual cenário mundial, distúrbios nas redes elétricas têm provocado consideráveis perdas financeiras nos setores industrial e comercial. Entre as principais causas estão o envelhecimento das redes elétricas e a falta de preparo das próprias concessionárias de energia em lidar com tecnologias associadas com às redes elétricas inteligentes (ou "Smart Grids" - SGs) e I4.0. Uma baixa qualidade da energia fornecida pode levar a equipamentos danificados, perda de produtividade e qualidade do produto, e desencorajar investimentos públicos e privados em I4.0. Este é um ponto importante porque correlaciona a necessidade de tecnologias modernas nos processos produtivos com a necessidade de um suprimento de energia com alta confiabilidade e com qualidade. Portanto, I4.0 poderá atingir o seu patamar pretendido quando a rede elétrica esteja adequadamente inserida no contexto de SGs. Nessa perspectiva, este projeto visa propor métodos, procedimentos e sistemas que permitam tornar os processos produtivos mais resilientes a distúrbios elétricos e mais preparados para receber tecnologias advindas da I4.0 nos cenários atual e futuro. Para isso, modelos matemáticos que correlacionam as redes elétricas e os processos produtivos serão estudados, adaptados e tratados de forma integrada durante o planejamento de operação e expansão das redes elétricas. Esta perspectiva permitirá que as concessionárias direcionem melhor seus investimentos para atender consumidores industriais já preparados para as tecnologias da I4.0. Espera-se que com os resultados deste projeto sejam possíveis identificar problemas e propor soluções não apenas para os clientes industriais, como também para as concessionárias de energia, além de sugerir indicadores de desempenho que orientem aos órgãos reguladores no planejamento estratégico durante a implantação das tecnologias associadas com a I4.0 e SGs. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAREDES, HELMO K. MORALES; RODRIGUES, DIEGO T.; CEBRIAN, JUAN C.; BONALDO, JAKSON P.. CPT-Based Multi-Objective Strategy for Power Quality Enhancement in Three-Phase Three-Wire Systems Under Distorted and Unbalanced Voltage Conditions. IEEE ACCESS, v. 9, p. 53078-53095, . (18/20708-1, 17/22629-9, 16/08645-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.