Processo: | 19/10040-6 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2019 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2019 |
Área do conhecimento: | Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física |
Pesquisador responsável: | Andre Paulo Tschiptschin |
Beneficiário: | Andre Paulo Tschiptschin |
Instituição Sede: | Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Resistência ao desgaste |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Aços para trilho | Resistência ao desgaste | Têmpera e Partição | Transformações de fase, tratamentos térmicos e resistência ao desgaste |
Resumo
O aprimoramento da resistência ao desgaste e do desempenho mecânico de trilhos usados em ferrovias de transporte pesado são essenciais para reduzir os custos de manutenção da ferrovia. Um novo tratamento térmico baseado no processo de têmpera e partição (Q & P) foi proposto para melhorar a resistência ao desgaste de um trilho perlítico hipereutetóide. Após austenitização completa do aço foi feita têmpera interrompida a 140°C, tendo sido obtido 50% de martensita. Após a têmpera interrompida procedeu-se à etapa de partição entre 350°Ce 650°C. Uma microestrutura multifásica resultou do processo de têmpera e partição, consistindo de martensita revenida, bainita, austenita retida ou perlita. As características microestruturais foram investigadas por meio de microscopia eletrônica de varredura, medidas de microdureza, difração de raios-X e difração de elétrons retroespalhados. Testes uniaxiais de tração e pino-sobre-disco também foram realizados para avaliar as propriedades mecânicas e a resistência ao desgaste. A excelente combinação de resistência ao desgaste e desempenho mecânico foi obtida em amostras tratadas a 450 e 550 ° C. Ao final são discutidos os mecanismos operantes que permitem aplicação do conceito na indústria ferroviária. (AU)
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