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Bem-estar de estudantes universitários: efeitos da prática de atenção plena sobre marcadores de ritmicidade biológica.

Processo: 18/18889-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Vânia D'Almeida
Beneficiário:Vânia D'Almeida
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Fernanda Gaspar Do Amaral ; Marcelo Marcos Piva Demarzo
Bolsa(s) vinculada(s):20/14744-5 - Bem-estar de estudantes universitários: efeitos da prática de mindfulness sobre marcadores de ritmicidade biológica, BP.TT
20/15109-1 - Bem-estar de estudantes universitários: efeitos da prática de mindfulness sobre marcadores de ritmicidade biológica, BP.TT
Assunto(s):Ritmos biológicos  Estresse  Melatonina  Atenção plena  Bem-estar  Estudantes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bem-estar | estresse | estudantes | melatonina | Mindfulness | ritmos biológicos | Bem-estar e saúde

Resumo

A irregularidade no padrão de sono de universitários e o aumento de exposição à luz durante à noite tem impacto negativo sobre bem-estar e saúde, evidenciado pelo atraso de fase na síntese da melatonina. A melatonina é um sinalizador de fase endógeno, e assim como outros ritmos, atividade/repouso e temperatura corporal por exemplo, é um marcador de ritmicidade biológica: sincronizados pela variação claro/escuro, temporizados pelo núcleo supraquiasmático e determinados pelos "genes-relógio". O mindfulness promove o desenvolvimento de habilidades que podem levar a um ajustamento na fase dos ritmos do organismo, visto os efeitos positivos das práticas sobre o ciclo sono/vigília e da importância da ritmicidade sobre sua regulação. O mindfulness também promove bem-estar e minimiza efeitos negativos do estresse, como a produção de citocinas pró-inflamatórias e de cortisol. Dessa maneira, o presente projeto visa avaliar o bem-estar subjetivo de estudantes universitários e verificar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness sobre marcadores biológicos de ritmicidade, estresse e atenção. Para isso, estudantes da Universidade Federal de São Paulo campus São Paulo e Baixada Santista passarão por uma triagem baseada em auto relatos sobre bem-estar, qualidade de sono, saúde mental e percepção ao estresse. Então, serão selecionados para participar do programa de Promoção da Saúde baseada em Mindfulness durante oito semanas. Serão feitas medidas pré, durante e pós-intervenção afim de avaliar: o ajuste de fase de marcadores de ritmicidade biológica (atividade/repouso, temperatura e melatonina); a expressão dos "genes-relógio"; a resposta biológica ao estresse (cortisol salivar e expressão gênica de citocinas pró-inflamatórias) e, resposta atencional (teste de vigilância psicomotora). (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALLIM, JULIA RIBEIRO DA SILVA; LIMA, GABRIELA SANT'ANA; TSUJI, HELOISA MAYUMI SUYAMA; XYLARAS, BEATRIZ DUARTE PALMA; TUFIK, SERGIO; DEMARZO, MARCELO; D'ALMEIDA, VANIA. Mediation analysis of circadian preferences and other behavioral and sociodemographic factors associated with subjective well-being in undergraduate students. CHRONOBIOLOGY INTERNATIONAL, v. 40, n. 4, p. 13-pg., . (18/18889-8)