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Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores

Processo: 18/18694-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Pesquisador responsável:Flávia Torreão Corrêa da Silva Thiemann
Beneficiário:Flávia Torreão Corrêa da Silva Thiemann
Empresa:Fubá Educação Ambiental e Criatividade Ltda. - ME
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Atividades de jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental
Município: São Carlos
Pesquisadores principais:
Mayla Willik Valenti Roese
Pesquisadores associados: Andréia Nasser Figueiredo ; Ariane Di Tullio
Vinculado ao auxílio:17/08149-4 - Estudo de viabilidade técnico-científica de um aplicativo móvel para educação ambiental em zoológicos, AP.PIPE
Auxílio(s) vinculado(s):21/06523-1 - Escalabilidade e desenvolvimento comercial de aplicativo educacional e inclusivo para o turismo sustentável, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):21/01119-8 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, BP.TT
20/11512-6 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, BP.TT
20/09423-5 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 19/18077-6 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, BP.TT
19/17691-2 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, BP.TT
19/15233-7 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, BP.TT
19/15355-5 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, BP.TT
19/15136-1 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, BP.TT
19/13695-3 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, BP.TT
19/13705-9 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, BP.TT
19/13537-9 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, BP.PIPE - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Tecnologia educacional  Educação ambiental  Acessibilidade  Conservação da biodiversidade  Aplicativos móveis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | Conservação da biodiversidade | Educação Ambiental não formal | Tecnologia na Educação | Educação Ambiental

Resumo

A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de qualificar educativamente visitas em zoológicos e outros espaços educadores voltados à conservação da biodiversidade. O objetivo principal desta pesquisa é identificar, testar e avaliar recursos técnicos e educativos para o desenvolvimento de um aplicativo móvel acessível para diversos públicos, a fim de possibilitar a interação dos visitantes com o ambiente e seus elementos. A pesquisa de conteúdos e metodologias educativas, desenvolvimento e testes do aplicativo será desenvolvida no zoológico municipal Parque Ecológico de São Carlos, referência na conservação ex-situ de animais silvestres da fauna sul-americana no Estado de São Paulo e no Brasil. Por meio de metodologias participativas, busca-se a colaboração entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa no estudo da realidade, com o objetivo de propor intervenções na mesma. Para o desenvolvimento do aplicativo é necessária a interação entre as frentes: Educação Ambiental, Acessibilidade, Design e Programação. Como metodologia, utilizaremos o framework Scrum aplicando conceitos da metodologia Ágil adaptada para equipes pequenas e multi-disciplinares. Além disso, prevemos atividades como a otimização da produção do aplicativo através da criação de um software específico, curso de formação, e desenvolvimento de materiais físicos adicionais para melhor imersão educativa no espaço. Os aplicativos nacionais e internacionais disponíveis não atingem um nível de qualidade técnica ou pedagógica satisfatória. Dessa forma, não resolvem a demanda desses espaços por qualificar as visitas espontâneas, tornando-as educativas. Além disso, a presença de recursos de acessibilidade será um grande diferencial do produto, permitindo que espaços educadores ampliem o acesso de pessoas com deficiências. Com isso, há uma clara oportunidade de negócio neste setor ao desenvolvermos uma solução inovadora, de baixo custo e inclusiva. Por fim, o resultado almejado é um produto cujas bases educativas estejam ancoradas nos princípios da educação ambiental e do desenho universal. (AU)

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