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Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores

Processo: 20/09423-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2020
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Flávia Torreão Corrêa da Silva Thiemann
Beneficiário:Milena Ricco dos Santos
Empresa:Fubá Educação Ambiental e Criatividade Ltda. - ME
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Atividades de jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental
Vinculado ao auxílio:18/18694-2 - Pesquisa e desenvolvimento de aplicativo móvel de educação ambiental com acessibilidade para espaços educadores, AP.PIPE
Assunto(s):Educação ambiental   Desenvolvimento de software   Aplicativos móveis   Tecnologia educacional   Conservação da biodiversidade   Acessibilidade   Acesso à educação

Resumo

A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de qualificar educativamente visitas em zoológicos e outros espaços educadores voltados à conservação da biodiversidade. O objetivo principal desta pesquisa é identificar, testar e avaliar recursos técnicos e educativos para o desenvolvimento de um aplicativo móvel acessível para diversos públicos, a fim de possibilitar a interação dos visitantes com o ambiente e seus elementos. A pesquisa de conteúdos e metodologias educativas, desenvolvimento e testes do aplicativo será desenvolvida no zoológico municipal Parque Ecológico de São Carlos, referência na conservação ex-situ de animais silvestres da fauna sul-americana no Estado de São Paulo e no Brasil. Por meio de metodologias participativas, busca-se a colaboração entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa no estudo da realidade, com o objetivo de propor intervenções na mesma. Para o desenvolvimento do aplicativo é necessária a interação entre as frentes: Educação Ambiental, Acessibilidade, Design e Programação. Como metodologia, utilizaremos o framework Scrum aplicando conceitos da metodologia Ágil adaptada para equipes pequenas e multi-disciplinares. Além disso, prevemos atividades como a otimização da produção do aplicativo através da criação de um software específico, curso de formação, e desenvolvimento de materiais físicos adicionais para melhor imersão educativa no espaço. Os aplicativos nacionais e internacionais disponíveis não atingem um nível de qualidade técnica ou pedagógica satisfatória. Dessa forma, não resolvem a demanda desses espaços por qualificar as visitas espontâneas, tornando-as educativas. Além disso, a presença de recursos de acessibilidade será um grande diferencial do produto, permitindo que espaços educadores ampliem o acesso de pessoas com deficiências. Com isso, há uma clara oportunidade de negócio neste setor ao desenvolvermos uma solução inovadora, de baixo custo e inclusiva. Por fim, o resultado almejado é um produto cujas bases educativas estejam ancoradas nos princípios da educação ambiental e do desenho universal.