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A escola para todos: a educação especial inclusiva em interface com o design universal para aprendizagem

Processo: 17/20862-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Elizabete Cristina Costa Renders
Beneficiário:Elizabete Cristina Costa Renders
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). São Caetano do Sul , SP, Brasil
Pesquisadores associados: ANA SÍLVIA MOÇO APARICIO ; Maria de Fátima Ramos de Andrade ; Maria Teresa Eglér Mantoan ; Sean Bracken
Assunto(s):Educação inclusiva  Objetos de aprendizagem  Educação especial  Educação escolar básica  Inclusão escolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Design universal para aprendizagem | Educação Básica | Educação Especial | educação inclusiva | inclusão escolar | Objetos de Aprendizagem | Educação Inclusiva

Resumo

Este projeto fundamenta-se no paradigma da inclusão e, diante dos desafios da transversalidade da educação especial na Educação Básica brasileira, pergunta: Como o design universal para a aprendizagem pode qualificar as experiências da educação especial inclusiva, em curso, nas escolas? Tem como objeto de estudos as experiências inclusivas em curso em escolas da região do grande ABC paulista e os objetos de aprendizagem utilizados pelos professores no Ensino Fundamental.A hipótese desta investigação é que o design universal para a aprendizagem (CAST, 2018) pode qualificar os processos de construção da escola inclusiva, pois o mesmo demanda a superação das monoculturas e a emergência de múltiplas linguagens e culturas nas instituições escolares. Quanto ao método, este projeto caracteriza-se como uma investigação empírica, com base nos procedimentos de uma pesquisa de desenvolvimento (análise, avaliação e validação), apoiando-se no Design Based Research (DRB). Neste sentido, trabalharemos com pesquisa aplicada, de caráter intervencionista, onde os interesses epistemológicos estarão voltados para a experiência pedagógica inclusiva nas escolas. (AU)

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