Busca avançada
Ano de início
Entree

Implante subdérmico em puérperas adolescentes: ensaio clínico não-randomizado

Resumo

A gravidez na adolescência ainda apresenta taxas globais acima do esperado. No Brasil, 16% das gestantes tem menos de 18 anos e a mortalidade materna é alta nessa faixa etária. O oferecimento de métodos anticoncepcionais eficazes e seguros para as adolescentes e uma das estratégias com maior impacto positivo para combater esses números. Os métodos de longa duração, que incluem os implantes subdérmicos, são considerados a primeira escolha para esse grupo, principalmente no puerpério. Objetivos: Avaliar entre adolescentes a aceitação quanto ao uso do implante subdérmico de etonogestrel no pós-parto, sua efetividade e efeitos adversos ao longo de um ano, além de analisar a relação com a composição corporal, características ultrassonográficas ovarianas e a satisfação da usuária com o método, comparando esses resultados com um grupo de adolescentes que fez uso de outros métodos anticoncepcionais também iniciados durante o puerpério. Métodos: Ensaio clínico não randomizado e aberto, no qual serão acompanhadas durante 1 ano, 100 puérperas adolescentes no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade de Campinas (UNICAMP). O grupo de intervenção será composto por pacientes que estiverem internadas no Alojamento Conjunto e optarem pelo uso do implante subdérmico, que será inserido antes da alta hospitalar. O grupo de comparação contará com puérperas que optarem pelo uso de outros métodos anticoncepcionais que serão oferecidos na consulta de revisão puerperal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBIERI, M. M.; JULIATO, C. R. T.; BAHAMONDES, L.; SURITA, F. G. ENG-releasing subdermal implants in postpartum teenagers - an open-label trial study protocol. Reproductive Health, v. 17, n. 1 JUN 23 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.