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Influência dos códigos alfabético, silábico e morfológico nos processamentos de leitura: um estudo das dislexias adquiridas de pacientes unilíngues lusofônicos e bilíngues nisseis

Processo: 93/01906-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1993
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1994
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
Beneficiário:Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurolinguística  Afasiologia  Neuropsicologia cognitiva  Lesões encefálicas  Dislexia  Escrita 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afasiologia | Dislexias Adquiridas | Lesoes Cerebrais | Neurolinguistica Cognitiva | Sistemas De Escrita

Resumo

Este projeto tem por objetivo ampliar e dar continuidade aos estudos de pós-doutorado realizados no Centre de Recherche du CHCN, Univ. Montreal. A ampliação propõe: (1) realizar uma investigação das dislexias adquiridas por lesão cerebral, com base em modelos da neuropsicologia cognitiva que especificam diferentes memórias e sequências de memórias em cada uma das vias de processamento de leitura; (2) realizar uma avaliação de leitura minuciosa em cada paciente, detectando qual memória encontra-se falha; (3) verificar a repercussão do sistema de escrita do português nas diferentes manifestações da dislexia adquirida; (4) comparar as dificuldades de leitura de disléxicos nisseis nos diferentes códigos lidos anteriormente à lesão (alfabético, silábico e morfológico), verificando assim as características das arquiteturas cognitivas necessárias para a leitura de cada código. Desta forma, esta pesquisa deverá (1) preencher uma lacuna encontrada nos estudos neurolinguísticos, contribuindo com a descrição das dislexias em lusofônicos e em leitores de três códigos distintos, (2) aprimorar métodos de avaliação e (3) iniciar alunas de fonoaudiologia da USP em pesquisas neurolinguística. (AU)

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