Busca avançada
Ano de início
Entree

Criação intensiva de espécies autóctones e exóticas: viabilidade econômica, produtividade e adequação da tecnologia para produção intensiva de pacus (Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1869), e tilápias do Nilo Oreochromis niloticus (L.)

Processo: 93/01997-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1994
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:José Eurico Possebon Cyrino
Beneficiário:José Eurico Possebon Cyrino
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes  Pacu  Tilápia-do-Nilo  Reversão sexual  Piaractus mesopotamicus  Oreochromis niloticus 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultivo Intensivo | Pacu | Raceway | Reversao Sexual | Tilapia Do Nilo

Resumo

O controle da excessiva proliferação das tilápias representa o maior empecilho â sua produção comercial. Entretanto, quando manejadas intensivamente, tilápias podem alcançar produtividade de até 60 ton/ha/ano, principalmente se criadas em cultivos mono sexo. Porque nenhum investimento considerável foi feito na pesquisa da tilapicultura no país na última década, grupos empresariais começam importar tecnologia para implantar projetos de criação da espécie em regime intensivo visando o comércio exterior. Pela rusticidade e adaptabilidade aos ecossistemas aquaculturais, o pacu Piaractus mesopotamicus, uma espécie nobre e* de grande importância econômica da Bacia do Prata, tem sido cultivado experimentalmente ensejando, conforme o regime de criação, produtividades entre 1,5 e 10 ton/ha/ano. O presente trabalho procura gerar dados sobre a aplicação imediata da técnica de reversão sexual em tilápias e seu uso em cultivo mono sexo intensivo no Brasil, comparando a sua produtividade com a do pacu, criado no mesmo regime intensivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)