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Desenvolvimento de ferramenta para apoio à tomada de decisão para a programação de tarefas portuárias

Processo: 19/08984-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Afonso Celso Medina
Beneficiário:Afonso Celso Medina
Empresa:Genoa Soluções Ltda
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
Município: São Paulo
Pesquisadores associados:André Bergsten Mendes
Auxílio(s) vinculado(s):23/09733-2 - Desenvolvimento de ferramenta para apoio à tomada de decisão para a programação de tarefas portuárias, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):19/27672-5 - Desenvolvimento de ferramenta para apoio à tomada de decisão para a programação de tarefas portuárias, BP.TT
19/27762-4 - Desenvolvimento de ferramenta para apoio à tomada de decisão para a programação de tarefas portuárias, BP.TT
Assunto(s):Meta-heurística 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Digital Twin | Metaheurísticas | otimização de sistemas portuários | otimização para a programação de pátios portuários | Metaheurísticas

Resumo

A exportação de commodities no Brasil e no Mundo, caracterizada pelo movimento de grandes volumes de carga, envolve redes logísticas com diversos estágios entre as fontes de produção (minas, regiões produtoras, terminais de consolidação de cargas etc.) e o terminais de exportação (usualmente terminais portuários). A operação eficiente destas redes exige, para cada estágio, a solução de problemas específicos de sequenciação de tarefas, tais como: a tabela de horários de trens e/ou caminhões utilizados no transporte, a programação de ocupação dos pátios de armazenagem (pilhas, tanques, silos etc.), a programação das tarefas de berço (atracação, embarque, desatracação dentre outras tarefas relacionadas aos navios), bem como a correta alocação dos recursos humanos necessários. Atualmente, não existem ferramentas comerciais para a solução desses problemas em redes que movimentam granéis, de modo que a prática usual é a solução manual e fragmentada, isto é: cada estágio da rede resolve seu subproblema, sem o apoio de ferramentas computacionais de otimização e sem a preocupação da busca por uma solução ótima global, que englobe a operação de toda a cadeia. Assim, busca-se desenvolver estudo de viabilidade técnico-científica de uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, baseada na ideia de "Gêmeo Digital" (Digital Twin), capaz de programar as tarefas de curto e médio prazo de despacho, descarga, estocagem e embarque de produtos em terminais portuários de granéis. A ideia é seguir, com alguma adaptação, os passos típicos da abordagem da Pesquisa Operacional: formulação do problema, desenvolvimento do modelo, obtenção dos dados de entrada, solução do modelo, teste e análise da solução, implementação dos resultados e avaliação das recomendações. O estudo de viabilidade será elaborado para um corredor de exportação de minério de ferro, com dados fornecidos por operador brasileiro. Pretende-se investigar tanto a viabilidade de métodos baseados na programação matemática, como métodos heurísticos. Uma extensa pesquisa bibliográfica deve suportar o desenvolvimento do(s) modelo(s) matemático(s). Adicionalmente, operadores portuários avaliarão criticamente a ferramenta proposta, validando face-a-face os resultados apresentados. (AU)

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