Busca avançada
Ano de início
Entree

A política educacional para o ensino técnico em agropecuária integrado ao ensino médio no Centro Paula Souza

Processo: 20/01666-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Henrique Tahan Novaes
Beneficiário:Henrique Tahan Novaes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional  Ensino médio  Ensino profissional e técnico  Integração  Currículo de ensino médio  Agropecuária 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Centro Paula Souza | Educação Profissional | Ensino técnico integrado ao médio | Integração | política educacional | Técnico em Agropecuária integrado ao médio | Educação profissional

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral analisar a política educacional do Centro Paula Souza para a educação integrada no Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. E como objetivos específicos: a) analisar a concepção de integração do decreto 5.154/2004; b) analisar a concepção de integração do Centro Paula Souza e c) verificar se há integração e como esta ocorre no Ensino Técnico em Agropecuária Integrado ao Médio. Cumpre salientar que não encontramos pesquisas sobre a política educacional de integração do Centro Paula Souza, muito menos para os cursos de ensino técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. O decreto 5.154/2004, mesmo com suas positividades para a educação, pode ter resultado numa proposta de integração baixa ou nula no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Centro Paula Souza, em função de fatores elencados pelos pesquisadores da área, ao analisar outras experiências (desconhecimento conceitual da proposta do Ensino Médio Integrado; falta de formação docente inicial e continuada; apoio pedagógico inconsistente; pouca e restrita discussão sobre a integração curricular; justaposição de disciplinas, sobrecarga de trabalho docente; práticas integradoras ineficazes ou pontuais/isoladas; alta rotatividade de professores; escassez de concurso público para contratação de professores; falta de planejamento docente coletivo). Iremos utilizar três procedimentos metodológicos, a saber: a) Pesquisa Bibliográfica; b) Pesquisa Empírica; e c) Pesquisa Documental. A forma de análise dos dados será a analítico-explicativa, realizada a partir dos dados bibliográficos, documentais e empíricos recolhidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)