Busca avançada
Ano de início
Entree

Moldando as competências operacionais das startups: o papel da orquestração do ecossistema de inovação

Processo: 20/03234-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2020
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Juliana bonomi santos de campos
Beneficiário:Juliana bonomi santos de campos
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Administração da produção  Startups  Relatos de casos  Orquestração 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competências Operacionais | Ecossistema de Inovação | Estudo de caso | Orquestração | Startups | Administração das Operações

Resumo

A inserção em um ecossistema de inovação, onde as startups podem se relacionar com diferentes atores para a obtenção dos recursos necessários, é fundamental. No entanto, esses ecossistemas não são todos iguais; eles diferem em relação à sua forma de orquestração. Alguns ecossistemas possuem liderança de um ator forte com objetivos bem definidos, enquanto outros possuem diversos orquestradores com responsabilidade compartilhada e interessados em estimular cooperação entre atores. As startups precisam desenvolver formas específicas de atuação em cada tipo de ecossistemas para sobreviver e ter sucesso. O objetivo central desta pesquisa será entender Como a orquestração do ecossistema de inovação influencia as competências organizacionais necessárias das startups para que elas obtenham e usem recursos do ecossistema. A pesquisa contará com três etapas. Na primeira, uma revisão literatura será realizada para identificar quais competências operacionais as startups precisam possuir para acessar e empregar os recursos obtidos do ecossistema. A segunda etapa utilizará dados secundários e entrevistas para mapear ecossistemas do Estado de São Paulo e entender como eles são orquestrados. A terceira etapa será um estudo de casos múltiplos com startups para entender a relação entre a forma de orquestração e as competências operacionais das startups. Pretende-se com esta pesquisa criar um mapa das competências operacionais necessárias para as startups obterem e usarem recursos provenientes do ecossistema dependendo do tipo de orquestração. O presente estudo tem o potencial de estabelecer um elo entre a literatura de ecossistemas de inovação e a de competências relevantes para as startups terem sucesso, além de refinar o conceito de orquestração do ecossistema de inovação. Os resultados também poderão guiar as startups a obter recursos e sobreviver em cada tipo de ecossistema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, JULIANA BONOMI; FERNANDES, ALINE RODRIGUES; DE OLIVEIRA, PEDRO TONHOZI; MAIA, LAIS MOLTENE; PARTYKA, RAUL BEAL. Increasing entrepreneurial ecosystem-level outcomes through orchestration: A proposed framework. TECHNOVATION, v. 128, p. 12-pg., . (20/03234-6)