Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunogenética da febre reumática: fatores de susceptibilidade

Processo: 93/03282-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 1994
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 1995
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Anna Carla Renata Krepel Goldberg
Beneficiário:Anna Carla Renata Krepel Goldberg
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Febre reumática  Estudos de associação genética  Antígenos HLA  Receptores de antígeno de linfócitos T  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antigenos Hla | Associacao Genetica | Febre Reumatica | Pcr | Receptor De Celula T

Resumo

Trabalhos anteriores feitos em nosso laboratório mostraram uma associação significante dos antígenos HLA-DR7 e DR53 com a susceptibilidade à febre reumática. Análise de fragmentos da restrição com a enzima Taql de DNA genômico corroboraram a associação com HLA-DR53 e também HLA-DR16 (subtipo de DR2) na forma do fragmento 13,81 kb. No entanto, a análise de sequências gênicas a partir dos alelos, por técnicas de PCR e uso de oligonucleotídeos específicos, não evidenciou nenhuma região da molécula HLA-DR particularmente envolvida no processo. Na continuação deste trabalho nos propomos a: 1) analisar os alelos dos "loci" DRB, DQA e DQB, por técnicas de PCR, para melhor definição da associação observada, 2) efetuar a discriminação do "lócus" DRB ao qual o fragmento Taql/13,81 kb pertence, através da eluição, purificação e ampliação específica do fragmento e 3) análise do padrão do emprego de genes variáveis de receptor de célula T dos clones infiltrastes do tecido cardíaco de pacientes reumáticos que estão sendo estudados atualmente em nosso laboratório. Esta abordagem visa esclarecer melhor os mecanismos envolvidos no processo auto-imune que leva à febre reumática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)