Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de superfícies de titânio com características cerâmicas

Processo: 19/19848-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Cássio Do Nascimento
Beneficiário:Cássio Do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Paula Ramos ; Luis Geraldo Vaz ; Rubens Ferreira de Albuquerque Junior
Assunto(s):Implantodontia  Titânio  Zircônia  Tratamento de superfícies  Oxidação eletrolítica com plasmas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Oxidação por plasma eletrolítico (PEO) | titânio | tratamento de superfície | zirconia | Implantodontia

Resumo

Materiais implantáveis à base de titânio (Ti) ou suas ligas têm sido amplamente utilizados em tratamentos reabilitadores médicos e odontológicos, devido às suas características mecânicas favoráveis e biocompatibilidade. Por outro lado, quando comparadas às cerâmicas, as superfícies de Ti apresentam maior suscetibilidade à adesão bacteriana e à colonização por espécies periodontopatogênicas. As infecções peri- implantares constituem uma das principais causas de falha no tratamento com implantes e o desenvolvimento de materiais implantáveis com boas propriedades mecânicas que sejam eficazes em minimizar a colonização bacteriana ainda constitui um desafio. A oxidação por plasma eletrolítico (PEO) é um tratamento simples, capaz de criar revestimentos porosos de alta durabilidade e estabilidade sobre o Ti. A modificação da técnica de PEO pela incorporação de componentes com efeito antimicrobiano ao revestimento pode contribuir para minimizar a adesão de micro-organismos sobre o Ti. O objetivo desse estudo é desenvolver uma nova superfície de Ti revestida por zircônia, utilizando a técnica de PEO, e avaliá- la quanto à formação e composição de biofilme oral, in situ, em comparação a superfícies de titânio usinadas e superfícies comerciais tratadas por duplo ataque ácido. Serão realizadas diversas análises para a caracterização das superfícies obtidas, incluindo espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS), microscopia de varredura (MEV) com espectroscopia de raios X por dispersão de energia (EDX), microscopia confocal a laser, testes de molhabilidade e energia de superfície, e análise da liberação iônica por ICP-AES. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEL REY, YUMI CHOKYU; PARIZE, HIAN; PEDRAZZI, VINICIUS; DOS REIS, ANDREA CANDIDO; DO NASCIMENTO, CASSIO. Clinical and In Situ Oral Biofilm Formation on Dental Implant Abutment Materials: A Systematic Review. INTERNATIONAL JOURNAL OF ORAL & MAXILLOFACIAL IMPLANTS, v. 37, n. 4, p. 14-pg., . (19/19848-6)