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Estado da arte da pesquisa em educação ambiental no Brasil: análise de dissertações e teses - 1981-2020 (Projeto EArte)

Processo: 19/27119-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Luiz Marcelo de Carvalho
Beneficiário:Luiz Marcelo de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Carolina Mandarini Dias ; Clarice Sumi Kawasaki ; Danielle Aparecida Reis Leite ; Danilo Seithi Kato ; Jorge Megid Neto ; José Artur Barroso Fernandes ; Juliana Rink ; Leonir Lorenzetti ; Luiz Carlos Santana ; Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho ; Rosa Maria Feiteiro Cavalari
Bolsa(s) vinculada(s):21/10850-8 - Estado da arte da pesquisa em educação ambiental no Brasil: identificação, seleção e obtenção de documentos em banco de dados de teses e dissertações, BP.TT
Assunto(s):Educação ambiental  Programa educativo  Estado da arte 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Ambiental | Estado da arte | Meta-pesquisa | Pesquisa em Educação Ambiental | Temática Ambiental | Educação Ambiental

Resumo

O Projeto "Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil" (EArte) vem sendo desenvolvido desde 2008 com a participação de pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa do Estado de São Paulo (IB-Unesp-RC; FE-Unicamp; FFCL-RP-USP), além de pesquisadores de quatro outras instituições públicas que passaram a compor a equipe do projeto nos últimos anos: UFTM, IFSP-Itapetininga, UFF e UFPR. Ao longo desses anos, o Projeto gerou um Banco de Teses em Educação Ambiental (www.earte.net), abrangendo desde as primeiras pesquisas produzidas no âmbito da pós-graduação no campo da Educação Ambiental (1981), até aquelas concluídas em 2016, contando atualmente com um total de 4205 documentos. A intenção nesta nova fase do projeto é dar continuidade ao processo de identificação, seleção e classificação de teses e dissertações em Educação Ambiental (EA) defendidas entre 2017 e 2020, bem como dar continuidade às diversas pesquisas de natureza descritivo-panorâmica ou de natureza mais analítico-compreensivas desse campo (ambas consideradas pesquisas de "estado da arte"). Assim, um primeiro objetivo geral deste projeto é identificar e selecionar, a partir de bancos de dados de teses e dissertações já existentes no país, home-pages de programas de pós-graduação e de outras fontes de informação, pesquisas concluídas por alunos de pós-graduação que tenham como foco a relação entre o processo educativo e a temática ambiental. Os trabalhos assim selecionados serão analisados pela equipe do projeto e caracterizados, considerando vários descritores definidos para tal, como período de produção, a instituição de ensino superior e o programa de pós-graduação no qual o trabalho foi desenvolvido, os contextos educacionais e o tema de estudo privilegiado pelos autores. Esses dados, abrangendo trabalhos defendidos entre 2017 e 2020, serão incorporados ao banco de dados próprio do projeto, que armazena os dados de autoria, orientação, dados institucionais e classificação realizada pela equipe a partir dos descritores mencionados, além de título, resumo e palavras-chave da pesquisa. Com isso o Banco EArte passará a reunir informações sobre a Pesquisa em EA no Brasil, produzida em nível de pós-graduação no período de 1981 a 2020, retratando 40 anos da produção nesse campo. O Banco oferece possibilidades de identificação de conjuntos específicos de trabalhos aos interessados, com possibilidades de buscas e cruzamentos dos diferentes dados armazenados no sistema e impressão dos variados resultados. A partir dos dados disponíveis e da possibilidade de diversas sistematizações, a equipe vem desenvolvendo estudos do tipo "estado da arte" de natureza mais descritiva e panorâmica abrangendo toda a produção. Com este projeto realizaremos estudos complementares que configurarão uma visão panorâmica e global dos 40 anos de Pesquisa em EA no Brasil, sob o foco dos trabalhos no âmbito da pós-graduação.Um segundo objetivo geral do projeto consiste em prosseguir com os estudos do tipo "estado da arte" de natureza mais analítico-compreensivos. A partir de focos de interesse dos pesquisadores, de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, este segundo objetivo procura explorar perspectivas variadas das pesquisas, quer seja do ponto de vista dos pressupostos teórico-metodológicos que vêm orientando as pesquisas do campo, quer seja das tendências temáticas e político pedagógicas enfatizadas nos trabalhos de pesquisa em EA no país.Em suma, este projeto tem como objetivo problematizar o campo da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil, por meio de estudos descritivos e analíticos das teses e dissertações produzidas no período 1981-2020. Pretende-se, também, analisar as implicações das pesquisas realizadas para a construção do campo e para as práticas sociais relacionadas com a temática em questão, particularmente, práticas educacionais e de construção de políticas públicas. (AU)

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