Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos patológicos renais relacionados à persistência e infecção crônica por Leptospira interrogans

Processo: 21/01122-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Angela Silva Barbosa
Beneficiário:Angela Silva Barbosa
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leptospirose  Leptospira interrogans  Interações hospedeiro-patógeno  Fatores nucleares de hepatócito  Fibrose renal  Sistema do complemento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:colonização renal | Evasão imune | Fibrose renal | leptospirose | sistema complemento | Relação patógeno-hospedeiro

Resumo

Bactérias do gênero Leptospira são espiroquetas que possuem estratégias eficientes para disseminação no hospedeiro. As espécies patogênicas pertencentes a este gênero causam leptospirose, que pode se manifestar de forma aguda, crônica ou assintomática, principalmente em hospedeiros reservatórios, como camundongos e ratos. Cerca de 10 a 20% dos casos em seres humanos podem evoluir para formas graves levando a choque e morte. Neste projeto, subdividido em duas partes, pretende-se investigar aspectos relacionados à persistência de leptospiras nos rins do hospedeiro. No subprojeto 1 objetiva-se avaliar a influência da estimulação pelo Fator de Crescimento de Hepatócitos (HGF) nas vias de comunicação celulares, e estabelecer se a administração suplementar deste fator de crescimento poderia se transformar em estratégia terapêutica para tratamento preventivo da fibrose renal causada pela infecção por L. interrogans. No subprojeto 2 pretende-se avaliar se a estirpe L. interrogans sorovar Copenhageni L1-130, pertencente a uma espécie patogênica, virulenta, regularmente mantida em laboratório como modelo de estudo, é capaz de subverter a ação da via alternativa do sistema complemento, inativando moléculas da cascata produzidas localmente por células renais. Nossa hipótese é de que tal mecanismo possa contribuir para a sobrevivência dessas bactérias nos rins de hospedeiros. A caracterização de mecanismos relacionados à patogênese da bactéria Leptospira vem sendo nossa principal linha de pesquisa. Conhecer os mecanismos subjacentes à persistência dessas espiroquetas nos rins nos ajudará a entender melhor a razão pela qual esses órgãos são considerados sítios imunoprivilegiados na leptospirose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRADO, LUAN GAVIAO; BARBOSA, ANGELA SILVA. Understanding the Renal Fibrotic Process in Leptospirosis. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 22, n. 19, . (21/01122-9)