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Máscara de furação aeronáutica reconfigurável por comando numérico

Processo: 20/13779-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Glauber Lopes Mosqueira
Beneficiário:Glauber Lopes Mosqueira
Empresa:Electroimpact do Brasil Indústria Aeroespacial Ltda
CNAE: Fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial específico não especificados anteriormente
Município: Jacareí
Pesquisadores associados: Allison Fauat Schraier
Assunto(s):Engenharia aeronáutica  Automação industrial  Máscaras  Comando numérico computadorizado 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acesso limitado | Controle Numérico | Furação aeronáutica | Máscara de furação reconfigurável | portabilidade | Automação industrial p/ Engenharia Aeronáutica

Resumo

Máscaras de furação são o instrumento mais comum empregado na furação de estruturas aeronáuticas em regiões não acessíveis a equipamentos automatizados. Máscaras são ferramentas robustas, de operação simples e baixa manutenção, mas com desvantagens importantes: custos relativamente altos, longos ciclos de fabricação e nenhuma flexibilidade, tendo cada máscara encaixe específico para uma única região e conjunto de furos. O objetivo geral deste projeto é desenvolver um protótipo de máscara de furação que seja: reconfigurável por comando numérico, para ser utilizado em múltiplas regiões; e compacto, sendo capaz de adentrar áreas atualmente acessíveis apenas por máscaras convencionais. Objetiva-se atingir um TRL igual a 7 com este protótipo. A determinação do grau de maturidade constitui o elemento de incerteza e, portanto, de pesquisa, e será baseada na análise de qualidade dos furos executados com o protótipo, levando-se em consideração métricas como tolerância de forma, rugosidade e capacidades de processo, dentre outros. O ganho esperado é estender a áreas atualmente furadas com máscaras convencionais os benefícios proporcionados pela flexibilidade de um equipamento automatizado e digital, incluindo uma redução significativa de custos em retrabalhos/descartes resultantes de atualizações no projeto do avião, e diminuição drástica no tempo de ciclo necessário para furar um novo conjunto de furos pela primeira vez. (AU)

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