Desenvolvimento de um equipamento capaz de realizar o inventário de um centro de d...
Processo: | 21/04203-0 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE |
Data de Início da vigência: | 01 de janeiro de 2022 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2022 |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação |
Pesquisador responsável: | Silvio Cassio Bispo dos Santos |
Beneficiário: | Silvio Cassio Bispo dos Santos |
Empresa: | Shamah Mundi - Corretora e Administradora de Seguros Ltda |
CNAE: |
Transporte rodoviário de carga |
Município: | |
Pesquisadores principais: | Antonio Carlos da Silva |
Pesquisadores associados: | Fellipe Silva Martins ; GABRIEL LARA BAPTISTA ; João Carlos Silva de Souza ; Marcos Antonio Gaspar ; Wanderley da Silva Junior |
Bolsa(s) vinculada(s): | 22/00560-5 - Arquitetura e desenvolvimento mobile, focado na aplicação de UX em soluções móveis para facilidade de uso e inteligência artificial na ponta,
BP.TT 22/00563-4 - Inteligência artificial e blockchain, focado em análise preditiva, BP.TT 21/13206-2 - Arquitetura e desenvolvimento Web, focado no uso de Plataforma como Serviço (Cloud Computing) e Arquitetura Microsserviços, BP.TT |
Assunto(s): | Computação Plataforma (computação) Inteligência artificial Gestão de riscos Logística Planejamento logístico Transporte de carga |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Averbação inteligente | Gestão de riscos | Inteligência Artificial | Monitoramento passivo de checagem e validação em transportes | Sistema online de redundância ao monitoramento principal | Validação redundante de sistemas de monitoramento logístico | Computação |
Resumo
O alto índice de fraudes no desvio de cargas e veículos, bem como o grande número de acidentes nas rodovias brasileiras, têm tornado a negociação de seguros cada vez menos vantajosa para as seguradoras, chegando muitas vezes a inviabilizar esse tipo de negócio, comum a diversos tipos de bens. Por outro lado, empresas de gerenciamento de riscos que trabalham com operações complexas e grandes quantidades de dados têm apresentado reincidência de falhas operacionais ocasionadas pela sobrecarga de trabalho manual exigida dos operadores que monitoram os veículos e cargas, gerando assim prejuízos que chegam a desestabilizar esse modelo de negócio. A maioria das soluções computacionais existentes no mercado para seguros é focada em outros aspectos logísticos dispersos em diferentes soluções, sendo que, até o momento, nenhuma delas possui funcionalidades específicas para a administração e mitigação de risco da carga segurada. Diante desse cenário, a Shamah Seguros de Transportes, empresa criada em 2009, que atua no mercado de Seguros de Transporte Nacional e Internacional, com mais de 300 segurados, concebeu uma proposta para ampliar a sua competitividade no mercado logístico e securitário, além de participar como parceira de outras seguradoras e empresas de transporte na administração e mitigação de riscos no fluxo de transporte de cargas seguradas, que vai desde o processo de coleta até a conclusão da entrega das cargas. Dessa forma, propõe-se como objetivo do projeto a construção do MVP da Plataforma em nuvem de automação da gestão em operações logísticas de transporte por via terrestre com alcance securitário, por meio de tratamento dos dados do embarque para fins de averbação e eliminação da sonegação do seguro, denominada 'Smart Load'. A pesquisa aplicada é composta por três blocos: a) aprofundamento da pesquisa de campo com gestores e profissionais de gestão logística; b) Modelagem e mapeamento das regras e dos processos de negócio; e c) Desenvolvimento de protótipo funcional do MVP com emprego de metodologias ágeis. Justifica-se essa solução, pois ela proporcionará, de forma holística, melhora do desempenho operacional, obtendo maior segurança, transparência e credibilidade às operações entre os atores neste ecossistema. Além disso, a solução a ser desenvolvida também proporcionará reduções de tempo, custos, sinistralidade e riscos de fraude no desvio de carga, preservando assim a saúde financeira dos diversos atores envolvidos, formados por transportadoras, embarcadores, seja importadores ou exportadores, corretores de seguro especialistas em seguro de carga, seguradoras, gerenciadores de risco, tecnologias de monitoramento, motoristas e destinatários. Algumas funcionalidades tendem a ser melhoradas, tais como a análise de risco de transporte de cargas, a qual será apoiada por meio do uso de técnicas de Machine Learning, o que pode indicar a rota menos arriscada para o profissional, o horário de rodagem exigido, além do atendimento a todas as regras de gerenciamento de risco tais como o uso de rastreadores, o uso de iscas eletrônicas, o uso de escoltas armadas, melhores pontos de parada, entre outras tantas exigências inscritas nas apólices de seguros. Além dessas melhorias, será possível, por meio de serviços já realizados, gerar um banco de dados seguro e prático, permitindo a criação de uma comunidade positiva e relevante de profissionais atuantes nessa área. (AU)
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