Busca avançada
Ano de início
Entree

Influências ecológicas e sociais no uso de ferramentas líticas para escavação no forrageamento por macacos-prego do Parque Nacional Serra da Capivara (PI)

Processo: 21/04771-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2021 - 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Eduardo Benedicto Ottoni
Beneficiário:Eduardo Benedicto Ottoni
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):24/08229-1 - Cultural Evolution Society Conference 2024 (+ CES Transformation Fund Capstone Conference), AR.EXT
Assunto(s):Primatologia  Primatologia cultural  Macacos prego  Tradições comportamentais  Aprendizagem animal  Comportamento de utilização de ferramentas  Comportamento de escavação animal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem socialmente mediada | ferramentas | Macaco-prego | primatologia cultural | tradição comportamental | Tradições comportamentais em animais humanos e não-humanos.

Resumo

O uso de ferramentas por macacos-prego em ambiente livre e semi-livre vem sendo estudado no Brasil há mais de duas décadas, sendo que as duas populações selvagens submetidas a estudos de longo prazo estão localizadas no Piauí, na região da Fazenda Boa Vista (FBV), em Gilbués, e na área do Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC), em São Raimundo Nonato, com aproximadamente 320km de distância entre elas. No entanto, a população do PNSC apresenta um repertório comportamental distinto e, em alguns casos, aparentemente único, como o uso de varetas como sondas e de ferramentas líticas para escavar o solo. Essa população utiliza pedras para escavar raízes, tubérculos e algumas espécies de aracnídeos que fazem tocas no chão. Esse é um comportamento, até o momento, pouco estudado, especialmente quanto à sua aquisição ontogenética. Este estudo tem como objetivo contribuir para a compreensão do comportamento do uso de ferramentas líticas para cavar o solo em busca de recursos, através da investigação dos fatores ecológicos, bem como da contribuição potencial de mecanismos de aprendizagem socialmente mediada. Buscamos avaliar, também, potenciais influências interespecíficas: em que medida o comportamento de outras espécies, como os porcos-do-mato - que escavam os mesmos recursos - contribui para a aquisição da técnica pelos macacos-prego. Para isso acompanharemos os grupos Pedra Furada e Bocão, no PNSC - ambos observados em estudos anteriores fazendo uso das ferramentas líticas para escavação (Mannu & Ottoni, 2009; Falótico et al., 2017) - mapeando os locais de escavação e sua reutilização, os recursos escavados, as características das ferramentas utilizadas e o comportamento dos macacos - com particular atenção para as interações sociais - durante os eventos de escavação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)