Auxílio à pesquisa 21/04632-8 - Malária, Plasmodium vivax - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

MRC-FAPESP: definindo a função do reservatório hematopoiético de parasitas na infecção e patologia causadas por Plasmodium vivax

Processo: 21/04632-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Acordo de Cooperação: MRC, UKRI
Pesquisador responsável:Fabio Trindade Maranhão Costa
Beneficiário:Fabio Trindade Maranhão Costa
Pesquisador Responsável no exterior: Matthias Marti
Instituição Parceira no exterior: University of Glasgow, Escócia
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda
Assunto(s):Malária  Plasmodium vivax  Ciclo de vida  Interações hospedeiro-patógeno  Medula óssea  Baço  Resposta imune 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bone marrow | hematopoietic parasite reservoir | malária | Plasmodium vivax | spleen | Malária

Resumo

Neste projeto de colaborativo com a Universidade de Glasgow propomos, pela primeira vez, a realização de uma análise abrangente de um aspecto ainda negligenciado, porém crucial, do ciclo de vida do parasito Plasmodium vivax (Pv), referente à infecção deste patógeno nos seus potenciais nichos hematopoiéticos. Aqui, investigaremos sistematicamente a infecção por Pv em um dos principais nichos hematopoiéticos, a medula óssea (MO) e o baço em comparação com o sangue periférico (SP). Nossa hipótese é que assinaturas diferenciais do parasita definem as infecções na MO, baço e SP, guiadas por interações únicas no que tange a relação parasito-hospedeiro, a resposta imunológica do hospedeiro e os processos patológicos que especificamente podem ocorrer nesses compartimentos. Combinaremos uma série de tecnologias de alto desempenho (single cell RNA-seq, LUMINEX e CYTOF) para desenvolver um atlas molecular e celular da interação parasita-hospedeiro durante a infecção hematopoiética. Ainda, serão realizados ensaios funcionais ex vivo para desvendar mecanismos relacionados a infecção parasitária nestes nichos. Estas análises têm o potencial de informar novas estratégias de tratamento antimalárico, oferecendo alvos para intervenções quimioterápicas com o intuito de reduzir a carga parasitária e / ou bloquear a transmissão, além de fornecer informações valiosas para melhorar o entendimento de aspectos críticos da biologia de Pv. Esperamos que os achados permitam somar aos esforços globais em curso para a eliminação e erradicação da malária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAKUBU, MICHAEL N.; MWANGI, VICTOR I.; NETTO, REBECA L. A.; ALECRIM, MARIA G. C.; ALVES, JESSICA R. S.; ALMEIDA, ANNE C. G.; SANTOS, GABRIEL F.; LIMA, GESIANE S.; MACHADO, LUCAS S.; KOOLEN, HECTOR H. F.; et al. Host metabolomic responses in recurrent P. vivax malaria. SCIENTIFIC REPORTS, v. 14, n. 1, p. 13-pg., . (23/01208-6, 21/14014-0, 17/18611-7, 21/04632-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: