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Assessoramento pedagógico universitário: singularidades e sincronicidades num cenário internacional

Processo: 21/04356-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Orientação e Aconselhamento
Pesquisador responsável:Maria Antonia Ramos de Azevedo
Beneficiário:Maria Antonia Ramos de Azevedo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Amanda Rezende Costa Xavier ; Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite ; Elaine Cristina Maldonado ; Elisa Angela Lucarelli ; Ester Almeida Helmer ; Eugenio Maria de França Ramos ; Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira ; Ligia Bueno Zangali Carrasco ; Mara Regina Lemes de Sordi ; Maria de las Mercedes Collazo Siques ; Maria Isabel da Cunha ; Maria Jose Batista Pinto Flores ; María Mercedes Lavalletto ; Nancy Alicia Peré Jaime ; Nildo Alves Batista ; Noeli Prestes Padilha Rivas ; Sylvia Helena Souza da Silva Batista ; Walter Viñas
Assunto(s):Assessoria pedagógica  Ensino superior  Pedagogia universitária  Formação didático-pedagógica  Internacionalização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assessoramento Pedagógico | Ensino Superior | Estrategias Institucionais | Inovação | Internacionalização | pedagogia universitária | Pedagogia Universitária

Resumo

A Assessoria Pedagógica é uma atividade profissional recente, nascida da necessidade de qualificar o ensino universitário e promover espaços de desenvolvimento profissional docente. A docência universitária se firma na ênfase às atividades de pesquisa, o que a faz distanciar-se da dimensão didático-pedagógica que alicerça essa profissão, provocando distanciamentos entre a geração de docentes e a de discentes nos cursos superiores. Nesse movimento de formação didático-pedagógica reside a Assessoria Pedagógica, cujas funções se desenrolam em diferentes temas de atuação. Entretanto, no contexto da pandemia da SARS-COVID19, este campo epistemológico em que se insere a Assessoria Pedagógica, ou seja, o campo da Pedagogia Universitária, se deparou com variadas requisições de atuação, que vai desde a construção de espaços virtuais de formação para atender à demanda urgente de se ofertar um ensino de qualidade em regimes remotos, como dar seguimento a emergentes temas, como a formação pedagógica fundamentada em conceitos atinentes ao desenvolvimento permanente, a inovação pedagógica e inovação curricular, o atendimento às necessidades de alunos e professores. O objetivo da pesquisa é sistematizar as concepções e as práticas de Assessoramento Pedagógico Universitário Internacional para identificar as singularidades e as sincronicidades destas experiências visando determinar os elementos fundamentais no processo formativo propostos pelos assessoramentos pedagógicos valorizando, assim, essas experiências, de modo a integrar instituições e pesquisadores destes países, difundindo-as e consolidando estes espaços formativos que são as Assessorias Pedagógicas Universitárias. (AU)

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