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Ensino remoto na era da computação ubíqua: análise comparativa dos processos formativos de alunos universitários brasileiros e alemães em tempos de COVID-19

Processo: 21/07194-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Antônio Alvaro Soares Zuin
Beneficiário:Antônio Alvaro Soares Zuin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória ; Luiz Roberto Gomes ; Merle Hummrich
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Ensino remoto emergencial  Cultura digital  Teoria crítica  Estudantes universitários  Pandemias  COVID-19 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | Cultura Digital | Ensino Remoto | Formação | Semiformacao | Teoria Crítica | Teoria Crítica e Educação

Resumo

Frente ao quadro global da pandemia da COVID-19, e da disseminação das práticas de ensino e aprendizagem atinentes ao ensino não presencial emergencial (ENPE), verifica-se forte impacto cultural e social nas relações estabelecidas entre educadores e educandos, especialmente nos aspectos concernentes à relação entre autoridade pedagógica e autoridade tecnológica, o sofrimento psíquico engendrado nesta situação de prevalência do ensino remoto e às possibilidades de efetivação de uma cidadania digital concebida pelos agentes educacionais envolvidos nas práticas de ensino e aprendizagem à distância. O presente projeto objetiva investigar os processos formativos de estudantes universitários brasileiros e alemães, dos cursos de Pedagogia e Ciências da computação de ambos os países, por ocasião da pandemia da COVID-19 mediante análise comparativa. A pesquisa se justifica na medida em que, a princípio, haveria diferenças quantitativas (em termos de horas de uso das tecnologias digitais) e qualitativas (o currículo e a própria relação desenvolvida com professores por meio da utilização de aparelhos digitais) entre os dois países. Num primeiro momento nos serviremos de uma escala de tipo Likert para auferir diferentes aspectos implicados na formação dos discentes. Num segundo momento, entrevistas semiestruturadas serão realizadas com o intuito de aprofundar as análises dos resultados obtidos mediante o emprego da hermenêutica objetiva como método interpretativo apropriado às análises empíricas no âmbito das pesquisas em educação. (AU)

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