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As teorias psicanalíticas do desenvolvimento: estudo histórico-crítico comparativo, parte II, atualidade

Processo: 21/05257-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Leopoldo Pereira Fulgencio Junior
Beneficiário:Leopoldo Pereira Fulgencio Junior
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise  Teoria psicanalítica  Desenvolvimento emocional  Desenvolvimento socioemocional  Epistemologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ccomuncação | descrição | Desenvolvimento sócio-emocional | Epistemologia | Psicanálise | Sistemas | Psicanálise

Resumo

Nessa pesquisa pretende-se apresentar de forma analítico-crítica, e sistemática, as diversas teorias psicanalíticas do desenvolvimento emocional, tanto para ter delas uma visão geral, quanto para estabelecer possibilidades de contribuição e comunicação entre elas. Trata-se, por um lado, de cobrir uma lacuna no campo das teorias do desenvolvimento, no qual a psicanálise é apresentada de forma muito reduzida e empobrecida (referindo-se basicamente a Freud e a Erikson), reapresentando-as de maneira mais ampla, respeitando sua complexidade, bem como mostrando que há perspectivas atuais mais elaboradas, já estabelecidas, do que as referências a Freud e Erikson; por outro, ao apresentar analítico-criticamente cada uma dessas teorias, a partir de uma matriz única de análise, poder colocar as mesmas variáveis em foco e descrição, para que um estudo crítico-comparativo possa ser feito. Com isso espera-se tanto contribuir para a ampliação e aprofundamento dessa área do conhecimento, quanto para estabelecer uma possibilidade de diálogo entre diversas perspectivas teóricas (semântica e descritivamente díspares) da psicanálise. Essa proposta tem duas partes: a Parte I, na qual já apresentei tanto o quadro epistemológico-metodológico que dá a estrutura e direção da pesquisa quanto uma análise das origens e a consolidação das teorias psicanalíticas como teorias plenas do desenvolvimento emocional, analisando as propostas de Sigmund Freud, Anna Freud, René Spitz, Erikson Erikson e Margareth Mahler (pesquisa apoiada pela FAPESP, Auxílio à Pesquisa Regular, de 2019 a 2020, número 2018/17472-6, já finalizada, com relatório aprovado); e a Parte II, agora sendo submetida, na qual proponho analisar as teorias psicanalíticas do desenvolvimento atuais, apoiado e guiado pelo uso da mesma matriz analítico crítica utilizada na Parte I, tendo as obras de John Bolwby, Donald Winnicott, Daniel Stern e, por fim, a presença das teorias psicanalíticas do desenvolvimento no campo da perinatalidade (Antonio Imbasciati, Bernrad Golse, Sylvain Missonnier). O projeto aqui proposto, corresponde à Parte II dessa pesquisa. (AU)

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