Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da tecnologia inkjet na configuração de aviões: efeito da tinta de impressão e do tratamento superficial do revestimento aeronáutico na qualidade da impressão

Processo: 21/07970-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Lilia Müller Guerrini
Beneficiário:Lilia Müller Guerrini
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:MAURÍCIO PINHEIRO DE OLIVEIRA
Assunto(s):Polímeros  Tratamento de superfícies  Tintas para impressão  Impressão digital  Reologia  Aeronaves 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesão | pintura de aviões | Polímeros | Reologia | Tinta de Impressão | tratamento superficial | Tintas e polímeros

Resumo

O desenvolvimento de novos processos de pintura, menos agressivos ao meio ambiente e mais customizados tem recebido grande atenção nos últimos anos, com destaque para os sistemas automatizados de pintura e impressão digital. No segmento aeronáutico, o processo de pintura das aeronaves está limitado a processos convencionais, envolvendo cor por cor, tinta por tinta, o mascaramento prévio do substrato, a utilização de filmes adesivos e a liberação de compostos orgânicos voláteis (COVs) no ambiente. Neste sentido, estudos mais recentes demonstram que a técnica de impressão digital pode ser empregada com o objetivo de reduzir em parte a quantidade de tinta utilizada, os custos de produção e melhorar a qualidade das imagens, letras e logotipos impressos na fuselagem dos aviões. Entretanto, a implementação dessa tecnologia carece de estudos mais aprofundados relacionados ao tipo de tinta de impressão (comportamento reológico, adesão, etc.), tratamento da superfície que vai receber a impressão, velocidade de impressão, além de atender às exigências normativas do setor. Desta forma, este projeto tem como objetivo correlacionar a qualidade de impressão/pintura digital com diferentes tratamentos superficiais do revestimento aeronáutico padrão (top coating), com o comportamento reológico e a adesão das tintas de impressão, visando encontrar as melhores condições de impressão e adesão das tintas para configuração de aeronaves. As tintas serão avaliadas em relação às propriedades físico-químicas, tensão superficial, ângulo de contato e comportamento reológico. Para melhorar a adesão das tintas de impressão, será realizado um estudo do tratamento superficial do revestimento padrão por jato de plasma atmosférico antes da impressão. Os substratos impressos serão avaliados em relação à adesão, brilho, qualidade da imagem, resistência à abrasão, resistência a névoa salina e estabilidade a radiação ultravioleta, a fim de qualificar o processo de impressão em escala de laboratório. Este trabalho será desenvolvido no Laboratório de Síntese e Processos de Polímeros do ICT-Unifesp e contará com apoio técnico da Embraer SA. visando a validação e a implementação futura do processo de impressão digital no segmento aeronáutico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)