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Água de Prata: saneante a base de prata, com baixo impacto ambiental

Processo: 22/01699-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica
Acordo de Cooperação: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Pesquisador responsável:Jonny Francisco Ros de Almeida
Beneficiário:Jonny Francisco Ros de Almeida
Empresa:ADP Água de Prata Tecnologia em Soluções Metálicas Ltda
CNAE: Fabricação de produtos de limpeza e polimento
Fabricação de equipamentos e aparelhos elétricos não especificados anteriormente
Aluguel de máquinas e equipamentos não especificados anteriormente
Município: São Paulo
Pesquisadores associados: Cledson Akio Sakurai ; Lígia Ferreira Gomes
Assunto(s):Nanotecnologia  Nanopartículas metálicas  Nanopartículas de prata  Bioensaio  Coloides  Avaliação de impacto ambiental  Desinfetantes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioensaios | coloides de prata | microreorogia | nanopartículas de prata | Nanotecnologia | Partículas metálicas | Particulados metálicos

Resumo

O projeto de pesquisa proposto representa o passo seguinte, após conclusão do PIPE fase 2, do desenvolvimento de um saneante à base de nanopartículas de prata (Ag NP) de baixo impacto ambiental, visando sua comercialização em um segmento de mercado bem determinado. Os resultados obtidos no programa anterior (PIPE fase 2) comprovam a ação bactericida do produto através de bioensaios realizados, bem como a sua baixa toxicidade para os seres humanos. Também foi consolidado o seu processo de produção, através de máquina protótipo, com uma capacidade de até 100 litros por dia. Resta agora avançar no desenvolvimento da máquina, realizando os ajustes necessários para que na etapa de produção industrial a mesma possa ser implantada de forma a garantir: I) robustez, II) confiabilidade; III) flexibilidade; e IV) escalabilidade na produção. Também será necessário realizar todo o trabalho de posicionamento mercadológico do produto, como um desinfetante de risco 1, para que o mesmo consiga ser inserido com sucesso no segmento de hospitais, clínicas e áreas correlatas, nos chamados ambientes semicríticos. Um dos pontos mais importante desta pesquisa será o ajuste da formulação do produto, visto que agora, com um mercado-alvo determinado, podemos nos concentrar em otimizar a sua eficácia contra as bactérias e microrganismos que representam o maior problema nos ambientes a serem desinfetados. O conhecimento acumulado das pesquisas anteriores e a experiência do pesquisador responsável, constituem um elemento diferencial de peso nesta parte do trabalho. Ressalvamos que não se trata, neste caso, de formular um novo produto nem alterar sua composição, mas sim ajustar os parâmetros do processo produtivo para atingir o ponto ótimo de eficácia para a desinfecção dos ambientes em questão. Incluímos neste projeto de pesquisa uma etapa de validação das premissas de posicionamento do produto no mercado-alvo indicado, bem como a análise de concorrência e estratégia comercial detalhada para a fase de comercialização plena. A metodologia para cumprir tais objetivos será de analisar e ajustar o processo produtivo já alcançado, sob a ótica da utilização de uma plataforma aberta de controle eletrônico, uma vez que com o atual equipamento e processo produtivo o custo para se alcançar uma produção de 100.000 L /mês seria muito elevado e traria impactos negativos ao preço final do produto, no segmento de atuação escolhido. O trabalho de ajuste da formulação do produto final será realizado através da realização de alteração nos parâmetros do processo produtivo: corrente, tempos, concentração de reagentes etc., tudo isso visando alterar a estrutura, quantidade e reatividade do produto final e desta forma, conseguir encontrar uma formulação mais adequada para atuar no segmento desejado. Finalmente, outra etapa determinante para o avanço deste projeto é a obtenção de seu licenciamento como produto apto a ser comercializado de acordo com as regras e normas estabelecidas pela ANVISA, neste caso um desinfetante de risco 1.Espera-se com isso atingir um volume de comercialização de até 10.000 litros ao mês, ao longo do ano 02 e chegar a um volume de 100.000 litros no ano 03 que corresponderiam a uma receita anual de aproximadamente R$ 13.200.000,00 (treze milhões e duzentos mil reais) com uma margem de lucro da ordem de 3,18%. O maior atrativo do produto, sob a ótica do mercado, é uma opção que apresenta bons resultados (eficácia), com um custo inferior aos produtos concorrentes diretos e com menor impacto ambiental e de reduzidos efeitos deletérios aos seres humanos. (AU)

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