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Ativismo de fãs: reivindicações e representatividade na cultura pop

Processo: 21/14200-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Clarice Greco Alves
Beneficiário:Clarice Greco Alves
Instituição Sede: Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade Paulista (UNIP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Fernanda Castilho Santana ; Ligia Maria Prezia Lemos
Bolsa(s) vinculada(s):23/02984-0 - Ativismo de fãs: reivindicações e representatividade na cultura pop, BP.TT
22/14404-5 - Ativismo de fãs: Feminismos e representatividade na cultura pop, BP.TT
Assunto(s):Cultura popular  Ativismo de fãs  Mulheres  Feminismo  Interseccionalidade  Mídias sociais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ativismo | cultura pop | Fas | Feminismos | interseccionalidade | Estudos de fãs

Resumo

O presente projeto se insere nas pesquisas do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP), na linha de pesquisa Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática. Esta linha procura dar continuidade às minhas investigações, com pesquisadores parceiros e orientandos, atualmente participantes do Grupo de Pesquisa de Análise de Produtos Audiovisuais, que tem como coordenador o Prof. Dr. Gustavo Souza e eu como vice coordenadora, com foco em pesquisas de fãs de produtos audiovisuais da cultura pop. O principal objetivo deste projeto é ampliar as reflexões acerca do chamado ativismo de fãs (BENNET, 2012; JENKINS, 2015; LIMA; CAVALCANTI, 2018), que se refere à postura crítica dos fãs de produtos da cultura pop audiovisual, em especial no que tange à representatividade feminina de raça, gênero, orientação sexual, violência doméstica, maternidade e demais questões que permeiam o papel das mulheres na sociedade. A linha teórica avança o crescente pensamento dos estudos de fãs, como audiência que se configura ativa e produtora de conteúdos nas diversas redes digitais (HILLS, 2002; BOOTH, 2010; LOPES et al., 2015), em diálogo com conceitos como o de pop-lítica (RINCÓN, 2016) e feminismo interseccional (CRENSHAW, 1989; 2019; FERGUSON, 2018; SPIVAK, 2010; HOLLANDA et al., 2020), a fim de debater as reivindicações de fãs mulheres em relação a representações diversas das mulheres em suas interseccionalidades. A metodologia prossegue pesquisas anteriores como os estudos prévios do doutorado (Bolsa FAPESP, Proc. N. 2012/05000-6), pós-doutorado (em andamento) e Auxílio Regular FAPESP (Proc. N. 2018/11635-0), com análises de fãs online, as interações entre eles e produtos audiovisuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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