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Desenvolvimento, validação e efeito de uma ferramenta tecnológica como inovação na prática de ensino-aprendizagem

Processo: 22/15922-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Anice de Campos Pássaro
Beneficiário:Anice de Campos Pássaro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Edgard Morya
Assunto(s):Assoalho pélvico  Saúde da mulher  Educação  Ensino e aprendizagem  Prática clínica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Especialidade de Fisioterapia | Saúde da Mulher | Saúde da Mulher

Resumo

A pedagogia universitária tem recebido mais atenção, principalmente considerando as maneiras de aproximar os alunos da área da saúde à sua prática clínica. Mais especificamente, na área de saúde da mulher, há necessidade dos alunos aprenderem a realizar uma avaliação bidigital dos músculos do assoalho pélvico, para direcionar o cuidado de mulheres com queixas uroginecológicas. Por ser uma intervenção invasiva e íntima, o treinamento que antecede a prática clínica deve ser objetivo e próximo a ação prática que será efetuada. Portanto, buscando a inovação tecnológica enquanto prática de ensino-aprendizagem para a docência do ensino superior e considerando a aproximação do estudante para sua realidade da prática clínica, tem-se como objetivo deste estudo desenvolver, validar e verificar o efeito de uma ferramenta háptica, em manequim, que simule uma avaliação funcional do assoalho pélvico real. O estudo será realizado em três etapas: i) etapa 1- será realizada uma revisão integrativa da literatura com objetivo de verificar como ocorre a contração dos músculos do assoalho pélvico, em termos mecânicos e neural; ii) etapa 2 - será desenvolvida e validada uma ferramenta háptica com o objetivo de simular a graduação da função muscular do assoalho pélvico feminino segundo a Escala de Ortiz (Grau 0 a 4); iii) etapa 3 - será realizado um ensaio clínico randomizado para verificar o efeito da ferramenta no treinamento de estudantes de graduação em fisioterapia e medicina. Resultados esperados: Espera-se que através da etapa 1 consigamos identificar na literatura o padrão neural, mecânico e de localização da ação dos músculos do assoalho pélvico no canal vaginal. Na etapa 2 estes dados serão transferidos para servo motores, via placa Arduino, simulando o torque que corresponde a contração muscular, assim como sua localização espacial. Já na etapa 3 espera-se validar a ferramenta desenvolvida e aprimorá-la para simulação da ação dos músculos do assoalho pélvico feminino, para adequado treinamento de estudantes do curso de fisioterapia e medicina, para que estes adquiram habilidade específica antes de avaliarem mulheres na prática clínica. (AU)

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