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Carboprata(R): um insumo e princípio ativo para o desenvolvimento de dermocosméticos

Processo: 22/13713-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica
Acordo de Cooperação: SEBRAE-SP
Pesquisador responsável:Selma Isabel Rodrigues
Beneficiário:Selma Isabel Rodrigues
Empresa:ADP Água de Prata Tecnologia em Soluções Metálicas Ltda
CNAE: Fabricação de produtos químicos inorgânicos não especificados anteriormente
Fabricação de produtos de limpeza e polimento
Fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial específico não especificados anteriormente
Município: São Paulo
Pesquisadores associados:Lígia Ferreira Gomes ; Marianna Gabriela Almasy
Bolsa(s) vinculada(s):23/05162-0 - Carboprata(R): um insumo e princípio ativo para o desenvolvimento de dermocosméticos, BP.TT
Assunto(s):Nanotecnologia  Nanopartículas metálicas  Nanopartículas de prata  Bioensaio  Águas termais  Dermocosméticos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água termal | bioensaios | nanopartículas de prata | Nanotecnologia | Partículas metálicas | solução coloidal de prata | Particulados metálicos

Resumo

A presente proposta trata da validação tecnológica no cliente da solução desenvolvida pela ADP SOLUÇÕES, a carboprata®, fruto do desenvolvimento da chamada FAPESP PIPE Fase 2 Direta / 3º. Ciclo (2016), de número 2016/15413-7; e também da chamada PIPE Fase 3 / 9º. Ciclo (2021), de número 2022/01699-7, ora em curso. A AERCAMP é a empresa parceria da ADP SOLUÇÕES, interessada em desenvolver um novo produto dermocosmético, especificamente uma Água Termal, e comercializar a mesma com uma marca própria. A presente proposta visa a validação da carboprata® como um dos princípios ativos principais da formulação do novo produto. Além dos diversos testes pelos quais a carboprata® deve ser submetida para comprovar a sua segurança e eficácia como uma das matérias-primas do dermocosmético, incluímos no escopo da proposta um acompanhamento mercadológico para a criação e desenvolvimento da marca carboprata®, uma vez que o modelo de negócio e estratégia de crescimento da startup está sendo desenhado tendo a marca carboprata® como elemento central, complementando assim, o trabalho que está sendo desenvolvido no projeto PIPE Fase 3. Para a comprovação da segurança da carboprata® como matéria-prima, estão previstos testes microbiológicos, em contaminante químico, de eficácia de conservantes e de estabilidade. E com relação a sua eficácia, testes de eficácia e dermatológico, logicamente, este conjunto de testes variam de acordo com os claims desejados. Como a formulação da Água Termal deverá conter um certo número de diferentes insumos e princípios ativos, será necessário estudar como se dará a integração dos mesmos. Os testes visando obter a formulação ideal deverão constituir uma boa parte do cronograma de trabalho deste projeto. A Água Termal é uma versão mais mineralizada da água comum, incluindo em sua composição ferro, magnésio, potássio, cálcio, entre outros. Por isso ela é capaz de repor os sais minerais presentes no corpo e atua para amenizar diversos problemas presentes na pele humana. Entre os benefícios esperados podemos listar os seguintes, a Água Termal: i) hidrata, tonifica e refresca a pele; ii) tem função antioxidante; iii) acalma e alivia coceira e irritações; iv) ameniza a sensação de queimaduras (após exposição ao sol); v) alivia irritação na pele após fazer a barba ou depilações; vi) ajuda a limpar a pele e fixar a maquiagem.A prata já era conhecida pelas suas propriedades antimicrobianas desde a antiguidade, muito antes da descoberta dos antibióticos (1928) ela já era reconhecida por tais propriedades e utilizada pelos médicos daquela época. Há relatos da adoção da prata pela medicina chinesa e hindu que datam de 1000 AC. Em anos mais recentes (décadas de 80, 90) teve seu uso cada vez mais restrito e sua adoção como um agente biocida teve grande redução. Um levantamento realizado junto ao motor de buscas PubMed, especializado em citações e resumo de artigos na área de biomedicina, mostrou um aumento brutal no número de publicações relativas à nanopartículas de prata (AgNP) nos últimos 3 anos (2019 a 2021). Ou seja, é um tema que vem chamando a atenção tanto da comunidade científica como das empresas, que vem redescobrindo o uso da prata, agora sob a forma de nanopartícula, e é juntamente esta janela de oportunidade que a ADP SOLUÇÕES pretende utilizar para se inserir no mercado de forma mais robusta e planejada. Frente ao grande público, a prata ainda tem uma imagem negativa, talvez por uma associação com a ideia de um metal pesado que pode sofrer acumulação no corpo humano e apresentar efeitos deletérios ao longo do tempo. Mas a nossa convicção é a de que sempre faltou um trabalho mais sério e estruturado de comunicação, com o objetivo de mostrar os reais benefícios e limites do uso deste elemento químico. As empresas acreditam no grande potencial da carboprata® como insumo para o desenvolvimento de novos produtos e agradecem a oportunidade de apresentar esta proposta. (AU)

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