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Dor crônica musculoesquelética e fatores associados em docentes universitários brasileiros

Processo: 22/16190-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Priscilla Hortense
Beneficiário:Priscilla Hortense
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Anamaria Alves Napoleão ; Lilian Varanda Pereira ; Tatiana de Oliveira Sato ; Vivian Aline Mininel
Assunto(s):Produtividade no trabalho  Autoeficácia  Dor crônica  Reabilitação (terapêutica médica)  Professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoeficácia | dor crônica | Produtividade no Trabalho | professores universitarios | Enfermagem e trabalho

Resumo

O risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo distúrbios musculoesqueléticos, atinge aproximadamente 1,71 bilhão de pessoas em todo o mundo e, no âmbito do trabalho, uma ocupação que sofre bastante com eles e seus agravos é a de professores. Objetivo: Analisar as associações entre dor crônica musculoesquelética, autoeficácia, produtividade no trabalho e reabilitação em docentes do magistério superior federal no Brasil. Método: Estudo transversal de base populacional que utilizará um modelo de mediação-moderada. A pesquisa será realizada de modo on-line, terá como população servidores públicos federais da carreira docente do magistério superior em exercício. Foi realizado o cálculo amostral com base na prevalência de dor crônica desta população, população finita. Os instrumentos que serão utilizados são autoaplicáveis e a divulgação do convite para participar do estudo será realizada por meio de mídias sociais e por correspondência eletrônica. Os dados coletados serão descritos através de frequências absolutas, percentuais e por meio de medidas como média, desvio-padrão, mínimo, mediana e máximo. Para analisar a associação entre as variáveis de interesse serão utilizados modelos de regressão com equações estruturais que demonstrarão os efeitos diretos, indiretos e totais entre elas. O docente que tiver interesse em participar da pesquisa terá acesso ao TCLE aprovado pelo CEP-UFSCar e somente irá iniciar a resposta aos instrumentos se aceitar os termos deste documento. (AU)

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