Busca avançada
Ano de início
Entree

Auxílio ao Diagnóstico Diferencial de Demência Através de Biomarcadores Baseados em Eletroencefalograma

Processo: 23/05344-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Francisco José Fraga da Silva
Beneficiário:Francisco José Fraga da Silva
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Claudio Babiloni ; Márcia Regina Cominetti
Assunto(s):Conectividade cerebral  Sincronização  Processamento de sinais biomédicos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conectividade Cerebral | Demência com Corpos de Lewy (DCL) | Demência da Doença de Alzheimer (DDA) | Dessincronização Relacionada a Eventos (SRE | Dre) | Etiologia Genética da Doença de Alzheimer | Potenciais Relacionados a Eventos (PRE) | Sincronização | Processamento de Sinais Biomédicos

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é a doença neurodegenerativa mais comum entre os idosos, com declínio progressivo da função cognitiva, afetando significativamente a qualidade de vida. Prevê-se que a prevalência e os encargos emocionais e financeiros da DA sobre os pacientes, suas famílias e a sociedade cresçam significativamente no futuro próximo, devido ao aumento global da expectativa de vida ao nascer. Assim, a detecção precoce da DA torna-se uma questão de saúde pública, pois permite iniciar um tratamento que pode retardar significativamente a progressão da doença. Os biomarcadores disponíveis atualmente, incluindo ressonância magnética volumétrica (RM), tomografia por emissão de pósitrons (PET) e análise do líquido cefalorraquidiano (LCR), são caros, raramente disponíveis em unidades de saúde comunitárias e relativamente invasivos. Levando em conta seu baixo custo, ampla disponibilidade e não invasividade, a eletroencefalografia (EEG) se oferece como alternativa para rastrear as fases iniciais do declínio cognitivo em ambientes clínicos de rotina. Nesse sentido, torna-se necessário também realizar um diagnóstico diferencial da DA, que permita diferenciá-la de outras doenças neurodegenerativas. Assim, a distinção precoce entre demência devido à doença de Alzheimer (DDA) e demência com corpos de Lewy (DCL) é importante para um prognóstico preciso, pois os pacientes com DCL geralmente apresentam progressão mais rápida da doença. Por outro lado, entender a etiologia genética da DA tem sido atualmente um dos principais focos de pesquisa em doenças neurodegenerativas. Com base nestas considerações, este projeto de pesquisa está dividido em duas partes. Para a primeira parte deste projeto, relacionada com o diagnóstico diferencial da DDA e da DCL, será utilizada uma base de dados de EEG gravada em estado de repouso. Nesta primeira parte, pretende-se desenvolver, aprimorar e validar biomarcadores baseados na análise de sinais de EEG gravados em estado de repouso, para suporte ao diagnóstico precoce e diferencial de demência. Na segunda parte deste projeto, pertinente ao diagnóstico da DA considerando fatores genéticos, será usada uma base de dados de EEG gravada durante a execução de tarefas. Para esta segunda parte, serão desenvolvidos, aprimorados e validados marcadores biológicos baseados na análise de sinais de EEG gravados durante a execução de tarefas auditivas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BABILONI, CLAUDIO; ARAKAKI, XIANGHONG; BAEZ, SANDRA; BARRY, ROBERT J.; BENUSSI, ALBERTO; BLINOWSKA, KATARZYNA; BONANNI, LAURA; BORRONI, BARBARA; BAYARD, JORGE BOSCH; BRUNO, GIUSEPPE; et al. Alpha rhythm and Alzheimer's disease: Has Hans Berger's dream come true?. CLINICAL NEUROPHYSIOLOGY, v. 172, p. 18-pg., . (23/05344-1)