Auxílio à pesquisa 23/00566-6 - Computação distribuída - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

SUSTAINABLE - Suporte a Aplicações de Inteligência Artificial com Escalabilidade e Eficiência na Borda

Processo: 23/00566-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Acordo de Cooperação: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Hermes Senger
Beneficiário:Hermes Senger
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/06091-2 - Desenvolvimento de estratégias otimizadas para processamento de dados embarcados auxiliados por computação de borda., BP.TT
Assunto(s):Computação distribuída 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:edge computing | Machine learning applications | Computação distribuída

Resumo

A computação de borda (edge Computing) é um paradigma que permite o desenvolvimento de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), 5G, jogos online, realidade aumentada, comunicações entre veículos, redes inteligentes para distribuição de energia, e análise de vídeo em tempo real, entre outras.Nesses cenários, uma tendência notável é a crescente adoção de técnicas de Inteligência Artificial (IA) e de Aprendizado de Máquina (AM) para executar tarefas como classificação de dados, filtragem de spam, detecção de anomalias no tráfego de rede para segurança cibernética, classificação e segmentação de imagens em tempo real, aplicativos de suporte à direção, veículos autônomos e muitos outros. Muitas dessas aplicações precisam fazer o processamento online de fluxos de dados contínuos, praticamente em tempo-real.A computação de borda oferece a oportunidade de mover a execução de muitas operações de IA e AM para a borda da rede, mais próximo dos usuários, aplicativos e fontes de dados. Vários estudos estimam que o consumo de energia elétrica das tecnologias de informação e comunicação superou 14% do consumo mundial em 2018. Além disso, essa demanda vem crescendo ao redor de 6 a 8% por ano, devendo ultrapassar a 20% do consumo mundial em 2030, em uma estimativa não pessimista. Portanto, é urgente desenvolver tecnologias e aplicações que sejam energeticamente mais eficientes.Neste projeto, desenvolveremos novas estratégias para execução de operações de IA e AM voltadas ao processamento de fluxos de dados, utilizando dispositivos e recursos que estão disponíveis na borda. As estratégias de escalonamento de tarefas deverão ter como objetivo otimizar aspectos como: (1) reduzir latências de processamento, tornando as aplicações mais escaláveis, (2) otimizar a eficiência energética das operações, e (3) reduzir os custos financeiros das operações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUNA, REGINALDO; CASSALES, GUILHERME; PFAHRINGER, BERNHARD; BIFET, ALBERT; GOMES, HEITOR MURILO; SENGER, HERMES. Mini-batching with Fused Training and Testing for Data Streams Processing on the Edge. PROCEEDINGS OF THE 21ST ACM INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTING FRONTIERS 2024, CF 2024, v. N/A, p. 10-pg., . (19/26702-8, 23/00566-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: