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Colaboração Brasil-África do Sul - uma perspectiva para melhorar o futuro

Processo: 23/10198-4
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: National Research Foundation, África do Sul
Pesquisador responsável:Carlos Miguel da Silva Ribeiro
Beneficiário:Carlos Miguel da Silva Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06860-0 - Aprendizagem profissional de professores e futuros professores da educação básica: articulando o ensino e a investigação em educação Matemática, AP.R
Assunto(s):Formação de professores  Educação matemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diferenças educacionais | formação de professores | Inclusão matemática | Transposição cultural | Educação Matemática

Resumo

Os problemas em Educação não são recentes, e são ainda mais preocupantes quando consideramos a parte da sociedade que habita áreas sócio-económicas mais desfavorecidas. É conhecido que os resultados educacionais, particularmente em matemática, tiveram poucas mudanças nos últimos anos e que a pandemia acentuou ainda mais essas diferenças, reforçando a assimetria educacional dos alunos da escola pública. As pesquisas indicam que um dos fatores de mobilidade societal se relaciona com a qualidade da prática e da formação de professores, de modo a elevar o nível de conhecimento e consciência matemática, social e ecológica da comunidade que habitam. Os resultados de alunos de áreas "culturalmente excluídas" enfatizam as diferenças entre gêneros, em especial meninas e, apesar de muito se falar em integração e inclusão pouco tem sido feito para o desenvolvimento do Pensar matematicamente dos alunos e o desenvolvimento profissional de seus professores para essa inclusão. Neste projeto UNICAMP - University of Cape Town focamos a atenção em semelhanças estruturais em comunidades dos dois contextos, considerando as especificidades de cada um e a impossibilidade de efetuar uma transposição entre ambos (Transposição Cultural). Focamos as formas de melhorar o ensino e as aprendizagens matemáticas em escolas localizadas em regiões sócio-económicas mais desfavorecidas (e.g., favelas, assentamentos), considerando uma abordagem que busca entender as experiências e desafios educacionais nessas regiões. Considerando o entendimento matemático como forma de entender o mundo, focam-se, entre outros: baixos resultados; elevadas taxas de abandono; gravidez adolescente; consumo de drogas. Considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o programa busca possibilitar um conjunto de discussões in loco do contexto, da formação e da prática em torno de pelo menos três desses ODS (qualidade da educação; redução de desigualdades; igualdade de gênero). (AU)

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