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Cidades mais seguras através da ciência de dados liderada por smart-bikes - ATRAI Bikes

Processo: 23/00746-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes
Acordo de Cooperação: Rede EUREKA
Pesquisador responsável:Luis Fernando Villaça Meyer
Beneficiário:Luis Fernando Villaça Meyer
Pesquisador Responsável no exterior: Dr Thomas Bartoschek
Instituição Parceira no exterior: University of Munster, Alemanha
Empresa:Instituto Cordial de Desenvolvimento Social Ltda
CNAE: Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
Município: São Paulo
Assunto(s):Ciência de dados  Cidades inteligentes  Sensores  Bicicletas  Mobilidade urbana 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bicicleta | Cidades Inteligentes | Ciência de dados | Mobilidade ativa | Segurança Viária | sensor | Hardware para coleta de dados urbanos

Resumo

Apesar de todas as discussões, o transporte individual motorizado domina mundialmente com sua alta ocupação de terra, emissões de CO2, acidentes de trânsito, etc. Isso é um desafio major e restringe a qualidade de vida dos habitantes e leva a vários conflitos de uso da terra. Uma mudança orientada à sustentabilidade no transporte, que é necessária para alcançar os ODS, é um desafio particular para as cidades, onde muitos trabalhadores vivem e onde o transporte público alcança sua capacidade de carga. Com frequência, o desejo é então expressado por uma infraestrutura amigável para bicicletas, a fim de poder suportar grupos diversos como cidadãos, logística (entregas) e pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo. Mas como os cidadãos, as empresas de logística / serviços e os governos locais gerenciam juntos a melhoria da infraestrutura para bicicletas? A base das decisões estratégicas é dados, o que é por isso que eles são essenciais para mudar as coisas de maneira duradoura. Assim, nosso objetivo é capacitar cidadãos, empresas e governos locais em todo o mundo, mas especialmente em São Paulo (Brasil) e em Münster (Alemanha), para coletar e trabalhar individualmente com dados relacionados à infraestrutura para bicicletas. Essas informações serão usadas na tomada de decisão sobre a melhoria da infraestrutura urbana das cidades de maneira permanente. Nossa abordagem será envolver cidadãos e empresas em decisões políticas - seguindo os paradigmas de Open Data e Citizen Science. A base técnica é formada pela senseBox (www.sensebox.de), um kit modular para medições ambientais desenvolvido no Instituto de Geoinformática em Münster, que já ganhou vários prêmios e foi adaptado para ser fixado em bicicletas e uso móvel. Com este dispositivo, os cidadãos podem coletar parâmetros importantes, como a distância do tráfego de carros, a qualidade das ciclovias e pontos de perigo durante o trajeto diário. Além dos dados de tráfego, também é possível medir fenômenos ambientais adicionais, como temperatura ou concentração de poeira fina. Este processo é apoiado por oficinas nas quais esses dispositivos de medição são construídos e programados, e a literacia de dados dos participantes é fortalecida. A coleta de dados e as oficinas resultarão em relatórios técnicos, baseados em análise GeoAI dos dados coletados e validados com os vários stakeholders, o que dará suporte à implementação e melhoria do sistema de bicicletas em ambientes urbanos, começando por Münster e São Paulo. (AU)

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