Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposta de estados ligados de Majorana robustos em materiais topológicos e correlacionados de multi Dirac-Weyl com simetria de inversão quebrada

Processo: 23/13467-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Ferreira Seridonio
Beneficiário:Antonio Carlos Ferreira Seridonio
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Enesio Marinho da Silva Jr ; Willian Carvalho da Silva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estados ligados de Majorana | Funções de Green de muitos corpos | Grafeno bicamada torcido no ângulo mágico | Grafeno multicamada ABC | Modelo de Anderson periódico | Semimetais de multi-Weyl | Sistemas fortemente correlacionados (teoria)

Resumo

Neste projeto a possibilidade de estados ligados de Majorana (MBSs) desencadeados pela quebra da simetria de inversão (IS) devido a um limiar de um campo elétrico será explorada em materiais topológicos e correlacionados de multi Dirac-Weyl. Como sistema de interesse, o grafeno bicamada torcido no ângulo mágico (MATBG), dentro da descrição do Hamiltoniano topológico de férmions pesados do modelo de Anderson periódico (PAM) [Physical Review Letters 129, 047601 (2022)] por B. Andrei Bernevig et al., será considerado. Até onde é sabido, o MATBG é atraente porque mostra, fora da pintura do PAM, a formação de um modo de energia zero robusto devido à IS quebrada nos cones de Dirac do sistema {https://agencia.fapesp.br/twisted-bicamada-grafeno-cria-novo-tipo-de-ligação-molecular/39144 por A. C. Seridonio et al.}.Curiosamente, os estados de modo zero são especiais, uma vez que podem ser MBSs, os quais são altamente procurados para a realização de uma computação quântica topológica perfeita e tolerante a falhas {https://agencia.fapesp.br/thermoelectric-nanodevice-based-on-majorana-fermions-is-proposed/27482 by A. C. Seridonio et al.}. Surpreendentemente, ao obter-se um modo zero devido à IS quebrada, A. C. Seridonio et al. demonstraram que esse permanece fixo na energia de Fermi mesmo aumentando a intensidade do campo. Isso contrasta drasticamente com os MBSs comuns observados em supercondutores de onda "p" com simetria de reversão temporal (TRS) quebrada devido a um campo magnético. Nesse caso, o MBS é extinto com o aumento do campo correspondente. Consequentemente, este projeto é oportuno, uma vez que propõe investigar se os elétrons localizados do PAM no MATBG também poderiam levar à MBSs espalhados periodicamente pela super-rede de moiré e imune ao aumento do campo elétrico. Outros candidatos de relevância para a realização do modo de energia zero fixo podem ser os semimetais de multi-Weyl e o grafeno multicamada ABC, onde a interação de invariantes topológicos como o número de Chern e a fase de Berry, respectivamente, de ordem superior do que no MATBG, com impurezas do tipo Anderson, deve ser examinada. Dessa forma, MBSs baseados na IS quebrada poderiam ser viáveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANCHES, J. E.; LUSTOSA, L. T.; RICCO, L. S.; SIGUROSSON, H.; DE SOUZA, M.; FIGUEIRA, M. S.; MARINHO JR, E.; SERIDONIO, A. C.. Spin-exchange induced spillover on poor man's Majoranas in minimal Kitaev chains. JOURNAL OF PHYSICS-CONDENSED MATTER, v. 37, n. 20, p. 8-pg., . (23/13467-6)