Busca avançada
Ano de início
Entree

Modos parafermiônicos em sistemas de elétrons correlacionados

Processo: 19/11550-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Luis Gregório Godoy de Vasconcellos Dias da Silva
Beneficiário:Raphael Levy Ruscio Castro Teixeira
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/07602-2 - Excitações parafermionicas em estados de bordas de sistemas Hall quântico fracionário com supercondutividade, BE.EP.DR
Assunto(s):Elétrons   Férmions   Renormalização   Emaranhamento quântico

Resumo

Um dos temas mais ativos em matéria condensada é o estudo de fases topológicas nas quais as excitações são quasi-partículas com propriedades exóticas. Um exemplo recente e bastante estudado é a Física de estados ligados de Majorana com simetria Z_2 em supercondutores topológicos, com vistas a aplicações em computação quântica com proteção topológica. Um outro exemplo, menos estudado mas bastante promissor, são os estados de paraférmions com simetria Z_n, que consistem em generalizações naturais dos estados de Majoranas e que poderiam ser usados como a base para um `computador quântico topológico universal’. Esta não é uma tarefa fácil uma vez que, dentre as diversas propostas de como realizar estados de paraférmions em matéria condensada, apenas alguns trabalhos mostram a existência de estados topologicamente protegidos. Esse projeto se propõe a estudar a emergência de estados ligados de paraférmions Z_{n=3,4} em modelos de elétrons interagentes em redes 1D. Em um primeiro momento, identificaremos modelos de elétrons (férmions) interagentes na rede a partir de um mapeamento exato de modelos de paraférmions. Em seguida, utilizaremos cálculos de grupo de renormalização por matriz densidade (DMRG) para investigar as fases topológicas destes modelos. Para tanto serão calculadas diversas quantias de interesse experimental, além de se caracterizarmos a fase topológica usando entropia de emaranhamento. Com isso, esperamos de identificar os ingredientes necessários e os intervalos de variação dos parâmetros para propor a identificação experimental das fases topológicas em sistemas de matéria condensada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, RAPHAEL L. R. C.; KUZMANOVSKI, DUSHKO; BLACK-SCHAFFER, ANNICA M.; DIAS DA SILVA, V, LUIS G. G. Enhanced Majorana bound states in magnetic chains on superconducting topological insulator edges. Physical Review B, v. 102, n. 16 OCT 22 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.