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EMU concedido no processo 2022/15765-1: subprojeto 3: PIV temperature LIF system

Processo: 24/05252-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de agosto de 2024 - 31 de julho de 2031
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Elaine Maria Cardoso
Beneficiário:Elaine Maria Cardoso
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental São João da Boa Vista. São João da Boa Vista , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/15765-1 - Estudo de fenômenos de transporte aplicados à tecnologias emergentes de conversão de energia e armazenamento, AP.TEM
Assunto(s):Velocimetria por imagem de partículas   Fluorescência  Escoamento transiente  Temperatura  Termodinâmica  Aquisição de equipamentos  Equipamentos multiusuários  Infraestrutura de pesquisa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fluorescência induzida por laser | perfis transientes de escoamento | perfis transientes de temperaturas | técnicas não intrusivas | velocimetria por imagem de partículas | Ciências Térmicas

Resumo

A presente proposta trata da avaliação experimental e modelagem de fenômenos de transporte típicos de tecnologias emergentes na área de conversão de energia envolvendo mudança de fase e/ou escoamentos supercríticos. Essas tecnologias emergentes estão relacionadas com processos de transferência de calor em condições de escoamentos termodinamicamente supercríticas em reatores nucleares e trocadores de calor do ciclo Brayton, em sistemas de geração de energia a partir de concentradores solares, escoamentos bifásicos quasi-críticos em trocadores de calor empregados em ciclos orgânicos Rankine (COR) eprocesso de fusão/solidificação em termoacumuladores. Esses processos envolvem fenômenos de transporte em condições operacionais atípicas, considerando as tecnologias atualmente empregadas e por esta razão a presente propasta é focada em fornecer informações dos mecanismos físicos que ocorrem nos fenômenos de transporte relacionados, através de testes experimentais e simulações numéricas empregando técnicas de fronteira do conhecimento. Espera-se ampliar a fronteira do conhecimento, propor métodos semi-empíricos de previsão e modelos numéricos que possam ser incorporados aos projetos e colaborar com o desenvolvimento das tecnologias emergentes mencionadas. É também esperado que os resultados deste estudo possam ser empregados na validação e desenvolvimento dos códigos numéricos atualmente empregados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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