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Conlang na escola: língua inventada e conhecimento da linguística

Processo: 24/06160-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Dirceu Cleber Conde
Beneficiário:Dirceu Cleber Conde
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Eduardo Cardoso Martins ; Liliane De Queiroz Antonio ; Pablo Arantes ; Renato Miguel Basso
Bolsa(s) vinculada(s):25/07185-3 - Conlang na escola: estratégias de divulgação e engajamento com a Oficina de Língua Inventada, BP.TT
24/18061-0 - Método para conlang: pesquisa, produção e aplicação, BP.TT
24/15205-1 - Pesquisa e produção de método didático para conlang aplicada à educação linguística, BP.TT
Assunto(s):Educação escolar básica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem ativa | Conlang | Educação Básica | Letramento linguístico | Ciência linguística

Resumo

O presente projeto tem como objeto desenvolver um método para utilizar a atividade de construir línguas artificialmente (constructedlanguages - conlangs) a partir das intuições dos falantes. O método a ser desenvolvido tem como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental II (6o e 7o anos). Tal iniciativa, como atestada por pesquisadores em outras oportunidades (Adger; van Urk, 2020; Girardi, 2020; Punske; Sanders; Fountain, 2020; Sanders, 2016), pode promover habilidades de conhecimento epilinguístico dos falantes sobre a sua língua materna e o entendimento de diversos aspectos sobre o funcionamento das línguas naturais. Outro benefício produzido por esse método é a promoção do pensamento científico, a partir da formulação de hipóteses e de sua testagem, assumindo a promoção de benefícios já comprovados da perspectiva da "aprendizagem ativa" (Maia, 2019; Martins, 2022; Pilati, 2017). Por fim, todo o esforço visa levar para o ambiente escolar atividades complementares e enriquecedoras para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes de modo fundamentado, prático e acessível aos professores da educação básica que poderão se valer da experiência. (AU)

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