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Apoio a Grupos de Pesquisa/Projetos e Atividades Acadêmicas relacionados com Teoria da História, Estudos Temporais, História do Tempo Presente e História da Historiografia na América Latina em relação à temporalidade histórica, memória e polít. do tempo

Processo: 24/01147-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Pesquisador responsável:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Beneficiário:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Pesquisador visitante: Maria Ines Mudrovcic
Instituição do Pesquisador Visitante: Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):América Latina  História da historiografia  Memória  Tempo histórico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | História da Historiografia | memória | Política do tempo | Tempo Histórico | tempo presente | Temporalidades

Resumo

O principal objetivo da visita da Professora María Inés Mudrovcic é colaborar com o desenvolvimento do grupo de pesquisa do Professor Hélio Rebello Jr., Pesquisador Responsável, e de seus projetos relacionados que ocorrem na UNESP (sede Assis), bem como com vários grupos de pesquisa e seus projetos associados de outras universidades paulistas que investigam temas afins. Essa interação visa potencializar a colaboração com esta visita: UNESP (Franca); UNICAMP e UNIFESP. Todos esses grupos têm em comum linhas de pesquisa em Teoria da História, Estudos Temporais, História do Tempo Presente e História da Historiografia na América Latina. Essas áreas de estudo constituem as principais linhas de pesquisa na trajetória acadêmica da Professora María Inés Mudrovcic, cujo último livro, "Conceptualizing the History of the Present Time" (Cambridge University Press, forthcoming), serve como um excelente referencial para articular as atividades, tomando como eixos a temporalidade histórica, a memória e as políticas do tempo. Dado que todos os Grupos e Projetos de Pesquisa envolvidos na visita da Professora Mudrovcic se desenvolvem na interseção entre teoria da história, temporalidade-historicidade e memória, eles se beneficiarão de um diálogo prolífico com um amplo espectro de irradiância. Esta última questão é de particular relevância, uma vez que a emergência de problemas temporais no âmbito da teoria da história e da história da historiografia redefiniu e questionou os pilares tradicionais dessas disciplinas, identificando também novos núcleos de discussão. Através das atividades programadas, espera-se alcançar uma forte conexão entre os líderes dos grupos de pesquisa envolvidos (UNESP, FAPESP, UNICAMP), pesquisadores brasileiros (UFU, UFOP, Revista HH, SBTHH, UFRGS, UFES, UFGO, UNIRIO, etc.) e pesquisadores latino-americanos de alto nível (IIF da UNAM; o Programa de Filosofia e História dos Conceitos Políticos, Jurídicos e Sociais da Modernidade, UNSAM; o CIF (UBA-CONICET); o grupo Metahistorias, IdIHCS-UNLP; o Instituto de Pesquisas de História e Ciências Sociais da Universidade de Valparaíso, Chile; Faculdad de Artes Liberales da Universidad de Adolfo Ibañez, Chile, entre outros) com os quais a Professora Visitante mantém contatos por meio de suas pesquisas. O desenvolvimento da visita também contribuirá positivamente para o fortalecimento da formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e graduação, principalmente nas áreas de teoria da história e história da historiografia, não apenas na UNESP (sede Assis e Franca), mas também na UNIFESP e UNICAMP. Nas atividades propostas durante a visita, a intenção é avançar coletivamente sobre pressupostos que se naturalizaram como normas nas disciplinas envolvidas. Espera-se que as noções propostas para as discussões, como a noção de "viver juntos", dialoguem e intervenham nos problemas e desafios apresentados pelas mudanças climáticas, o Antropoceno ou a revolução digital, uma vez que enfatiza uma dimensão não antropocêntrica e relacional do tempo histórico. Espera-se, assim, um impacto nas capacidades disciplinares e institucionais.A estadia da Professora Visitante colaborará para oferecer uma melhor perspectiva filosófica e teórica para abordar os problemas e controvérsias que surgem nas disciplinas objeto de estudo em relação às articulações temporais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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