Busca avançada
Ano de início
Entree

Desafios do Novo Ensino Médio: um olhar para as mudanças da Geometria e das tecnologia nos livros didáticos de Matemática

Processo: 24/03098-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rúbia Barcelos Amaral
Beneficiário:Rúbia Barcelos Amaral
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ana Paula Perovano dos Santos Silva ; Beatriz Fernanda Litoldo
Bolsa(s) vinculada(s):24/17309-9 - O uso do software MAXQDA na análise das mudanças da Geometria e das tecnologia nos livros didáticos de Matemática, BP.TT
Assunto(s):Geometria  Livro didático  Tecnologia  Educação matemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Geometria | livro didático | Novo Ensino Médio | Pnld | tecnologia | Educação Matemática

Resumo

O presente projeto nasceu de uma trajetória de dez anos de pesquisa acerca da Geometria nos livros didáticos (LD) de Matemática, e a integração das tecnologias. Os resultados fomentam reflexões sobre as diferentes abordagens de conceitos geométricos presentes em distintos LD, assim como no âmbito das atividades que envolvem tecnologia. Não obstante, inquietações surgiram com o Novo Ensino Médio - NEM, de modo que questões relativas à sua dinâmica, especialmente no que tange o material didático nesse contexto, tornaram-se foco de interesse. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD fomentou a elaboração de seis obras de 'Matemática e suas Tecnologias' para o NEM, não mais uma para cada ano, como previamente, além da criação de novos livros, como Projetos Integradores e Projeto de Vida. Ademais, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC ainda impôs mudanças ao PNLD, que culminaram em transformações dos LD. Neste contexto se insere a presente pesquisa, de cunho qualitativo, a partir da análise documental, cuja pergunta diretriz é: quais as mudanças na abordagem da Geometria e como é proposta a utilização das tecnologias em LD de Matemática do NEM? Compreender como as diferentes coleções estruturaram os seis livros autocontidos pode elucidar as relações entre a Geometria e outras unidades temáticas e, desse modo, contribuir para a análise da presença da Geometria nas coleções do NEM aprovadas pelo PNLD. A partir desta análise é possível avançar nos resultados das pesquisas anteriores, identificando as mudanças nas abordagens do tema nos LD. Também espera-se evidenciar as sugestões de utilização das tecnologias, vislumbrando identificar e discutir possíveis mudanças nos materiais do NEM. Ademais, uma contribuição, mesmo que indireta, pode ser dada ao PNLD, uma vez que os resultados da pesquisa podem fomentar o aperfeiçoamento desse material, de modo que as questões abordadas podem dar suporte tanto para os autores de livros didáticos, como para os avaliadores do PNLD. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)