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Análise da percepção de usuários sobre Atenção Domiciliar ofertada pela equipe da Estratégia de Saúde da Família: abordagem quali-quantitativa

Processo: 24/20260-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Fernanda Lopez Rosell
Beneficiário:Fernanda Lopez Rosell
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado à bolsa:23/04975-8 - Análise da percepção de usuários sobre Atenção Domiciliar ofertada pela equipe da Estratégia de Saúde da Análise: abordagem quali-quantitativa, BP.IC
Assunto(s):Assistência domiciliar  Discurso do sujeito coletivo  Saúde da família  Saúde pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:assistencia domiciliar | Discurso do Sujeito Coletivo | saúde da família | Saúde Pública | Saúde da Família e Comunidade

Resumo

Introdução/Objetivo: O atendimento domiciliar envolve ações e serviços voltados para a promoção da saúde. Apesar de ser uma estratégia importante para o cuidado humanizado, fortalecimento de vínculos e melhoria do acesso, há uma carência de evidências científicas sobre as percepções dos usuários em relação ao atendimento domiciliar. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos usuários em relação ao atendimento domiciliar oferecido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: Foi utilizada uma abordagem descritiva, quali-quantitativa, com uma amostra de 60 pacientes que necessitavam de atendimento domiciliar. As entrevistas foram realizadas com um guia semiestruturado, e a análise aplicou o Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino (60%) e tinha entre 71 e 85 anos (45%). A duração do atendimento domiciliar variou, com 41,6% recebendo atendimento por 13 a 24 meses. A maioria dos participantes (61,6%) recebia atendimento domiciliar semanalmente, enquanto 33,4% eram visitados a cada 15 dias e 5% mensalmente. Os profissionais mais presentes foram os Agentes Comunitários de Saúde (45%), seguidos pelos auxiliares de enfermagem (18,3%), enfermeiros (15%) e médicos (15%). Dentistas e fisioterapeutas realizaram menos visitas (3,3%). Em relação ao atendimento recebido, 36,6% valorizaram a continuidade do tratamento, 31,6% estavam satisfeitos com a qualidade e 25% destacaram a humanização do cuidado. Apenas 6,6% desejavam visitas mais frequentes. Conclusão: A análise das percepções revelou que os participantes valorizavam a continuidade do tratamento e a qualidade do atendimento recebido. As visitas domiciliares foram predominantemente realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde. (AU)

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