Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do impacto saúde do material particulado atmosférico fino coletado na cidade de São Paulo. Determinação da composição e do potencial oxidativo do MP2,5.

Processo: 24/09547-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Pérola de Castro Vasconcellos
Beneficiário:Pérola de Castro Vasconcellos
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Breno Pannia Esposito
Assunto(s):Poluição do ar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Impacto do MP à saúde | Material Particulado Atmosférico | Poluição do Ar | Potencial oxidativo das amostras atmosféricas | Toxicidade das amostras atmosféricas | Poluição do ar

Resumo

Os aerossóis atmosféricos podem propiciar diversas implicações na saúde. Atualmente, reverbera sob a comunidade científica a necessidade de dados além da concentração para avaliar o risco efetivo que os poluentes podem ocasionar à saúde. Uma das linhas utilizadas nas pesquisas, é o estudo do estresse oxidativo como o impulsionador de respostas inflamatórias do corpo após a exposição ao material particulado. A determinação isolada do potencial oxidativo não é suficiente para atestar o risco efetivo que as emissões de material particulado podem ocasionar à saúde. Evidencia-se que parâmetros como composição, fontes de emissão e eventos meteorológicos que atuam sob o território da amostragem, precisam estar atrelados aos testes do potencial para a interpretação da patogenicidade do material particulado atmosférico. Este, é composto por uma variedade de espécies que estão diretamente associadas à geração de espécies reativas de oxigênio no organismo.O objetivo da presente pesquisa consiste em caracterizar as amostras de material particulado fino coletado na cidade de São Paulo durante e depois da pandemia, determinando a sua composição, concentração e contribuição das fontes de emissão. De igual importância, será determinado o potencial oxidativo das amostras e o impacto à saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)