Busca avançada
Ano de início
Entree

Qual é a condição mínima para um fônon se acoplar a um campo magnético e desviar sua trajetória?

Processo:24/16100-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2029
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Acordo de Cooperação: Instituto Serrapilheira
Pesquisador responsável:Valentina Martelli
Beneficiário:Valentina Martelli
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Município da Instituição Sede:São Paulo
Assunto(s):Efeito Hall 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chirality | low temperature | phonon chirality | Phonons | thermal Hall effect | thermal transport | Thermal transport properties in insulating materials

Resumo

O efeito Hall térmico (THE) é o análogo térmico do efeito Hall, onde um fluxo de carga muda a trajetória por causa da força de Lorentz ao aplicar um campo magnético transversal. Comparado ao efeito Hall eletrônico, que foi investigado em profundidade e é frequentemente empregado para detectar estados eletrônicos exóticos, o THE ainda não é compreendido de um ponto de vista fundamental, apesar de ter sido observado em um número crescente de materiais. Quando o THE é observado em um isolante, os fônons, que são excitações sem carga e sem spin (ou possivelmente quaisquer outros portadores de calor sem carga), são ditos adquirir quiralidade. Tanto mecanismos intrínsecos (portadores térmicos espalhados por mecanismos sensível ao campo) quanto extrínsecos (impurezas e defeitos) foram apresentados para explicar esse fenômeno. Excitações exóticas sem carga (ex. férmions de Majorana), que devem abrir um gap em suas bandas sob o efeito de um campo magnético, foram previstos de se desvelar com uma assinatura peculiar no THE.Neste projeto, realizaremos uma investigação sistemática do THE até baixas temperaturas (1.5-300K) e sob campo magnético de até 9T em uma série de cristais naturais com um grau controlado de impurezas, de cristalinidade da amostra e quiralidade estrutural. Os experimentos serão realizados em plataformas home-made e espera-se que forneçam novos insights relevantes, que permitam avançar o entendimento sobre as condições mínimas necessárias para que um fônon desvie a própria trajetória na presença de um campo magnético. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HENRIQUES, ALEXANDRE; LIMA, MARIANA S. L.; NILSEN, GORAN J.; GUTMANN, MATTHIAS J.; WIRTH, STEFFEN; BRITO, WALBER H.; MARTELLI, VALENTINA. Anomalous Glassy Thermal Conductivity in a Perovskite Bismuthate Induced by Structural Dynamic Instability. ADVANCED SCIENCE, v. N/A, p. 10-pg., . (21/00989-9, 24/00177-2, 22/01742-0, 22/14202-3, 18/19420-3, 18/08845-3, 19/17874-0, 24/16100-9)