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Avaliação no Processo de Ensino-Aprendizagem na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem Paulista

Processo: 24/16733-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:José Renato Gatto Júnior
Beneficiário:José Renato Gatto Júnior
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adriana Katia Corrêa
Assunto(s):Análise institucional  Avaliação  Enfermagem  Sistema Único de Saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise institucional | avaliação | Educação Profissional Técnica de Nível Médio | Enfermagem | Sistema Único de Saúde | Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem

Resumo

Introdução: O objeto de estudo desta pesquisa é a avaliação do processo de ensino-aprendizagem em disciplinas teóricas e teórico-práticas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem (EPTNME) em São Paulo. Para compreender esse problema, é necessário examinar o contexto da EPTNME no Brasil, considerando suas influências teórico-ideológicas, políticas e técnicas nas escolhas pedagógicas e nas abordagens de avaliação. Existem diversas abordagens de avaliação na EPTNME, algumas associadas à avaliação por competências, mas críticos argumentam que essa abordagem reflete aspectos da Escola Nova e do Tecnicismo, com ênfase na adaptação dos indivíduos ao mercado de trabalho e na atualização contínua para manter a laboralidade e a empregabilidade. Ainda, artigos colocam a escolha da pedagogia das competências e, consequentemente, a avaliação por competências, como uma saída para a avaliação fundamentada nos preceitos da pedagogia tradicional. Por outro lado, há abordagens avaliativas que visam uma formação integral, como a avaliação mediadora e emancipatória, integrando a cidadania ao trabalho e colocando em questionamento as contradições da sociedade capitalista e a relação entre classes sociais. A prevalência da avaliação por competências carece de crítica sobre seus fundamentos e finalidades. A consolidação da EPTNME como campo de formação de técnicos em enfermagem para o Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido um grande desafio. Para tanto, as principais perguntas desta pesquisa são: Quais são as concepções sobre a avaliação do processo ensino-aprendizagem em disciplinas teóricas e teórico-práticas que estão presentes em projetos de curso das escolas que formam técnicos de enfermagem no estado de São Paulo? Essas concepções estão postas nas práticas avaliativas empreendidas, considerando processos, práticas e instrumentos? Quais são as relações entre essas concepções e práticas avaliativas e a formação do técnico de enfermagem para o SUS? Objetivo: Analisar as concepções e práticas de avaliação no processo de ensino-aprendizagem em disciplinas teóricas e teórico-práticas na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem no estado de São Paulo e suas relações com a consolidação do SUS. Métodos: trata-se de pesquisa qualitativa fundamentada no referencial da Análise Institucional e caracterizada pela análise de papel. Desenvolvimento: A produção de dados se dará por meio de análise documental de 11 planos de cursos da EPTNME do estado de São Paulo de diferentes tipos de estabelecimentos. Aqui a Educação profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem será compreendida como uma instituição e a análise se dará pelas concepções e práticas de avaliação no processo de ensino-aprendizagem, com foco para disciplinas teóricas e teórico-práticas presentes nos planos de curso. O método de análise será por questionamento analítico e análise pela escrita, fundamentado em referenciais emancipatórios de educação e de avaliação. Pressupostos: Acredita-se que as atuais discussões sobre avaliação, baseadas em perspectivas inovadoras emancipatórias, dialéticas, críticas, democráticas, cidadãs, entre outras, parecem ser uma das principais saídas não apenas para provocar rupturas no campo formativo na EPTNME, analisando as lógicas mercantilizantes e neoliberais, mas também para problematizar o desenvolvimento da EPTNME com o SUS como indutor das formações em saúde no Brasil. (AU)

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